Ministro Alexandre de Moraes nega devolução de passaporte e Bolsonaro não vai à posse de Trump

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima segunda-feira. Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que defendeu a recusa da solicitação, porque envolveria apenas um “interesse privado”.

Bolsonaro está com passaporte apreendido desde fevereiro, por determinação de Moraes, devido à investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Ele foi indiciado neste caso em novembro, mas nega as acusações.

Na semana passada, o ex-presidente apresentou ao STF um convite para a cerimônia de posse de Trump e solicitou autorização para o deslocamento. Inicialmente, Moraes determinou a comprovação do convite, já que foi apresentado apenas um e-mail.

Na segunda-feira, a defesa de Bolsonaro afirmou ao ministro que o convite era o próprio e-mail, e apontou que o endereço que enviou a mensagem é utilizado pela organização do evento.

Moraes também determinou a manifestação da PGR sobre o caso. Na quarta-feira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o pedido “esbarra na falta de demonstração pelo requerente de que o interesse público que determinou a proibição da sua saída do país deva ceder, no caso, ao interesse privado do requerente de assistir, presencialmente, à posse do Presidente da República do país norte-americano”.

“A viagem desejada pretende satisfazer interesse privado do requerente, que não se entremostra imprescindível. Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país”, pontuou o procurador-geral.

Ex-Flamengo, Guilherme Bala marca e conquista título pelo Shabab Al-Ahli

O atacante brasileiro Guilherme Bala, o Shabab Al-Ahli conquistou mais um título na temporada. Desta vez, a equipe de Bala venceu o Al-Rayyan por...

“Covil”, com Vitória Strada e Daniel Rocha, ganha trailer

O filme “Covil”, dirigido por Rodrigo Lages (“Lacuna”) e estrelado por Vitória Strada (“Tempo de Amar”) e Daniel Rocha (“Avenida Brasil”), ganhou um trailer...

Ryan Reynolds compra clube da Colômbia e terá como sócios outros famosos

Ryan Reynolds, Rob McElhenney e Eva Longoria são os principais investidores em um grupo repleto de estrelas que está comprando o clube colombiano La...