Em busca de uma indicação ao Oscar, “Ainda Estou Aqui” estreia em Los Angeles e Nova York nesta sexta-feira (17), seguindo as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para se tornar elegível ao prêmio.
A entidade responsável pela principal premiação de Hollywood impõe que para um filme ser indicado ele deve ser exibido em ao menos duas das seis maiores cidades dos Estados Unidos e ficar em exibição por pelo menos sete dias com ao menos três sessões por dia, com uma delas entre 18h e 22h.
O filme brasileiro é um forte candidato a uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres). Mas, recentemente, veículos e profissionais da área começaram a apontar uma possibilidade de indicação ao prêmio máximo, o de Melhor Filme.
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, conhecido por “Feliz Ano Velho” — um grande sucesso de vendas nos anos 1980. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos. Saiba mais sobre a história.
O elenco também conta com Valentina Herszage (“Elas por Elas”), Maeve Jinkings (“Pedágio”), Antonio Saboia (“Deserto Particular”), Olívia Torres (“Continente”), Humberto Carrão (“Aquarius”), Dan Stulbach (“Mulheres Apaixonadas”), Charles Fricks (“Terra e Paixão”), Caio Horowicz (“Boca a Boca”), Daniel Dantas (“Pega Pega) e mais.
A CNN acompanhou o lançamento exclusivo do filme durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; saiba como foi a coletiva e confira nossas entrevistas individuais com os astros da produção, Fernanda Torres e Selton Mello.
Assista ao trailer de “Ainda Estou Aqui”:
“Ainda Estou Aqui”: como é a participação de Fernanda Montenegro?
Selton Mello à CNN: “Criei um personagem para reverberar no filme”
“Ainda Estou Aqui”: quem foi Rubens Paiva, personagem de Selton Mello
Filme propõe reflexão sobre a ditadura militar, diz Fernanda Torres em entrevista para a CNN
Quem foi Eunice Paiva, personagem de Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cotado para o Oscar, “Ainda Estou Aqui” estreia em Los Angeles e Nova York no site CNN Brasil.