TikTok ameaça desativar aplicativo nos EUA caso Biden não intervenha

O TikTok disse nesta sexta-feira (17) que desativaria o acesso de mais de 170 milhões de americanos ao aplicativo neste domingo (17), a menos que o governo do presidente Joe Biden aja com urgência para garantir à empresa que ela não será punida por violar os termos de sua proibição iminente.

No início do dia, a Suprema Corte dos EUA permitiu que a proibição fosse mantida. Biden assinou o projeto de lei em abril, que foi aprovado com forte apoio bipartidário no Congresso.

A lei exige que o TikTok venda para compradores americanos até este domingo ou enfrente uma proibição nos Estados Unidos

Mas o governo Biden sinalizou que deixaria a medida em vigor para o presidente eleito Donald Trump, que tomará posse nesta segunda-feira (20), e o TikTok disse que isso não era suficiente.

“As declarações emitidas hoje pela Casa Branca de Biden e pelo Departamento de Justiça não conseguiram fornecer a clareza e a garantia necessárias aos provedores de serviços que são essenciais para manter a disponibilidade do TikTok para mais de 170 milhões de americanos”, disse a empresa em um comunicado.

“A menos que a Administração Biden forneça imediatamente uma declaração definitiva para satisfazer os provedores de serviços mais críticos, garantindo a não aplicação, infelizmente o TikTok será forçado a ficar inativo em 19 de janeiro”, acrescentou a declaração.

Trump sugeriu – mas não declarou abertamente – que não aplicará a proibição.

Ele pediu à Suprema Corte que suspendesse o projeto de lei para que seu novo governo pudesse fechar um acordo para vender o TikTok a compradores americanos. Mas a Suprema Corte rejeitou um recurso dos proprietários do aplicativo que alegavam que a proibição violava a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, permitindo que a proibição ocorresse.

O TikTok pode se desativar neste domingo nos EUA, apenas para reativar mais tarde se Trump der as garantias de que ele ficará impune por violar a proibição.

Este conteúdo foi originalmente publicado em TikTok ameaça desativar aplicativo nos EUA caso Biden não intervenha no site CNN Brasil.

Copa Centro-Oeste de Futsal: veja Nova Geração/DF x Sorriso/MT ao vivo

O Metrópoles Esportes transmitirá, ao vivo e com imagens, pelo YouTube, o jogo entre Nova Geração/DF e Sorriso Futsal/MT, válido pela quarta rodada da...

NBA: Jokic alcança marca inédita e se iguala a lenda do basquete

Em Denver, na noite dessa terça-feira (11/11), Nikola Jokic comandou a vitória do Denver Nuggets sobre o Sacramento Kings por 122 x 108 e...

Ex-seleção inglesa admite problemas de alcoolismo: “Perdi confiança”

Ross Barkley fez uma séria declaração, divulgada nesta quarta-feira (12/11). O ex-jogador da seleção inglesa admitiu ter tido sérios problemas com bebidas alcoólicas desde...