O presidente dos Estados Unidos Joe Biden abordará o início do cessar-fogo e do acordo de reféns quando chegar a Charleston, no estado da Carolina do Sul, de acordo com uma programação atualizada divulgada pela Casa Branca neste domingo (19).
Ainda segundo a Casa Branca, Biden fará comentários às 12h30 (horário de Brasília).
As informações são divulgadas ao mesmo tempo em que os militares de Israel se retiram de vários locais no sul e no norte de Gaza, informou um oficial militar israelense à CNN.
A equipe de Biden trabalhou no acordo por muitos meses, mantendo a equipe do presidente eleito Donald Trump informada sobre os contornos finais das negociações.
Israel e Hamas chegaram a um acordo para libertação de reféns e cessar-fogo na Faixa de Gaza na quarta-feira (15). Na sexta-feira (17), o gabinete do governo de Israel aprovou os termos, que entram em vigor neste domingo.
O acordo será implementado em três fases, sendo que a primeira teria duração de 42 dias.
Na primeira, serão libertados reféns mantidos pelo Hamas e seus aliados desde 7 de outubro de 2023. Em troca, Israel libertaria prisioneiros palestinos.
Israel acredita que a maioria dos reféns a serem libertados na primeira fase do acordo estão vivos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Biden falará sobre acordo de cessar-fogo e troca de reféns, diz Casa Branca no site CNN Brasil.