Análise: Saída dos EUA do Acordo de Paris é desafio para a COP30

A recente decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris pela segunda vez cria um desafio significativo para a COP 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que será sediada pelo Brasil em Belém, em novembro deste ano.

Segundo analista de Clima e Meio Ambiente da CNN, Pedro Côrtes, a saída dos EUA do acordo climático global impõe um obstáculo adicional para o Itamaraty e a diplomacia brasileira.

“É um desafio maior para a chancelaria brasileira conseguir que haja uma participação significativa de chefes de Estados para, vamos dizer assim, anular essa ausência do Trump da convenção do clima”, afirmou o analista.

 

 

Impactos da decisão de Trump

O especialista ressaltou que o argumento utilizado por Trump para justificar a saída do acordo é contraditório.

“O argumento que ele usou é bastante interessante na medida em que ele fala, olha, a China é um grande poluidor e essa poluição, essas emissões, elas não ficam restritas à China”, explicou Côrtes.

No entanto, o analista enfatizou que é justamente por essa razão que existe o Acordo de Paris: para que todos os países, voluntariamente, indiquem suas metas de redução de emissões.

Desafios para a COP 30

Com a ausência confirmada dos Estados Unidos na COP 30, Côrtes aponta que o Brasil enfrentará um desafio ainda maior para garantir a presença de líderes mundiais no evento.

“Há uma dúvida sobre se a China vai se fazer representar, se Xi Jinping viria ao Brasil. Eu até acredito que isso poderá acontecer até como um contraponto à ausência do Trump, mas isso dependerá de um esforço ainda maior do governo brasileiro e do Itamaraty”, ponderou.

O especialista também comentou sobre as políticas ambientais de Trump, que incluem o estímulo à produção de combustíveis fósseis e a redução de apoios à indústria de energia renovável.

“Trump já deixou isso muito claro na campanha, não existe a questão da mudança climática, isso para ele é fake news”, alertou Côrtes, ressaltando a postura do ex-presidente americano em relação às mudanças climáticas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Análise: Saída dos EUA do Acordo de Paris é desafio para a COP30 no site CNN Brasil.

BBB 25 exibe vinheta de abertura pela primeira vez; confira

A nova vinheta de abertura do Big Brother Brasil 25 foi exibida durante o programa ao vivo desta terça-feira (21), noite da primeira eliminação...

BBB25: Marcelo e Arleane são a primeira dupla eliminada com 55,9% dos votos

Na noite desta terça-feira (21), ocorreu a primeira eliminação do Big Brother Brasil 25. Marcelo e Arleane foram os escolhidos pelo público para deixar...

Grêmio x Corinthians: horário e onde assistir à semifinal da Copinha

Grêmio e Corinthians entram em campo nesta quarta-feira (22) para definir o advesário do São Paulo na final da Copa São Paulo de Futebol...