Após 12 horas, Venezuela reabre fronteira e paralisa exercício militar

A fronteira do Brasil com a Venezuela, em Pacaraima-RR, foi reaberta às 19h desta quarta-feira (22). Pela manhã a passagem havia sido fechada para realização de um exercício militar por parte do país vizinho.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que a decisão de fechar a fronteira foi “unilateral das autoridades venezuelanas”. E que o treinamento deve durar até esta quinta-feira (23). Não há informações se o fechamento será realizado novamente.

“Os brasileiros que tenham necessidade de cruzar para o lado venezuelano devem, por medida de segurança, abster-se de fazê-lo”, disse o comunicado do Itamaraty.

A operação “Escudo Bolivariano 2025” envolve diversas tropas e incluem blindados. É a segunda vez que a fronteira é fechada desde a posse de Nicolás Maduro, no dia 10 de janeiro.

Na internet circulam imagens de viaturas venezuelanas aparentemente cruzando a divisa, entrando em solo brasileiro e retornando logo em seguida.

A CNN entrou em contato com o Exército para confirmar a informação e entender por que isso ocorreu. O caso foi encaminhado para o Ministério da Defesa, que até o momento não deu retorno.

O exercício militar ocorre em um momento de alta tensão política na Venezuela, após a posse de Maduro para mais um mandato presidencial.

A região é monitorada pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron).

“A PMRR segue monitorando a área fronteiriça e quaisquer atualizações sobre a situação serão informadas oportunamente”, afirmou a Polícia Militar de Roraima.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após 12 horas, Venezuela reabre fronteira e paralisa exercício militar no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Luis Ricardo, o Bozo, quase desistiu de interpretar palhaço: “Nunca mais”

Conhecido por dar vida a Bozo no Brasil, Luis Ricardo, 61, resgatou as memórias dos dias interpretando o palhaço que lhe deu a oportunidade...

Imposto será de 15% para empresas com produção nos EUA, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que imposto será de 15% para empresas com produção nos EUA em discurso nesta quinta-feira (23)...

FIA endurece regras e pilotos podem receber multas milionárias; entenda

Xingamentos, manifestações políticas ou religiosas e atos que podem causar “danos morais”. Todas essas atitudes serão punidas e podem gerar multas milionárias aos pilotos que...