Cabos eleitorais “sebosos” são presos em Rio Branco por derramamento de santinhos nas ruas

Na madrugada desse domingo a Polícia Federal realizou a operação “Voo da Madrugada”, com o objetivo de combater o derramamento de “santinhos” no dia das eleições estaduais e federais.
A legislação eleitoral permite que até a véspera da eleição os candidatos distribuam material de campanha. Contudo, a distribuição de qualquer tipo de propagando eleitoral, no dia da eleição, é ilegal.
Infratores se aproveitam da madrugada para descarregar “santinhos” dos candidatos nas ruas das cidades, principalmente nas regiões próximas aos locais de votação, para tentar angariar eleitores indecisos pelo caminho. Assim, esses eleitores utilizam os santinhos irregularmente derramados como “cola” para regrar seu voto na urna eletrônica.

Foram lavrados 4 procedimentos na cidade de Rio Branco, 13 pessoas foram conduzidas e os materiais de publicidade foram apreendidos.
Além de politicamente incorreta e ecologicamente repudiada, essa prática configura o crime de propaganda eleitoral irregular (art. 39, §5, II da Lei 9.504/97) cuja penalidade é de detenção, de seis meses a um ano.

Viúva de Cid Moreira relembra como foram os últimos dias do jornalista

Fátima Sampaio Moreira, ex-mulher de Cid Moreira, falou sobre os últimos dias de vida do jornalista. Em entrevista ao videocast Mulheres On, Fátima disse que...

Verstappen precisa de bom resultado na Bélgica para lutar pelo título

O tradicional circuito de Spa-Francorchamps vai receber neste domingo (27/7) o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. A pista mais longa do calendário,...

Série D: confira os 7 jogos transmitidos pelo Metrópoles neste domingo (27/7)

O Metrópoles transmitirá pelo YouTube, ao vivo e com imagens, 16 jogos da 14ª rodada do Brasileirão Will Bank Série D neste fim de...