Trump sugere que é necessário “limpar tudo” na Faixa de Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou que falou com o rei da Jordânia sobre a possibilidade de construir moradias e transferir mais de 1 milhão de palestinos da Faixa de Gaza para países vizinhos.

Trump afirmou que pediu em um telefonema no sábado (25) a Abdullah II, da Jordânia, um parceiro-chave dos EUA na região, para receber mais palestinos.

“Eu disse a ele que adoraria que aceitasse mais [palestinos], porque estou olhando para toda a Faixa de Gaza agora e está uma bagunça, é uma bagunça de verdade”, ponderou o republicano a repórteres a bordo do Air Force One, o avião oficial da Presidência americana.

A agência de notícias estatal da Jordânia, Petra, relatou a ligação com Trump, mas não mencionou a realocação de palestinos. O reino abriga mais de 2,39 milhões de refugiados palestinos registrados, de acordo com a ONU.

Trump disse que gostaria que tanto a Jordânia quanto o Egito — que faz fronteira com o território palestino destruído — abriguem pessoas, e que falará com o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, sobre o assunto neste domingo (26).

“Você está falando de um milhão e meio de pessoas, e nós simplesmente limparmos tudo isso”, pontuou Trump, acrescentando que há conflitos centenários na região.

“Não sei, algo tem que acontecer, mas é literalmente um local de demolição agora. Quase tudo foi demolido e as pessoas estão morrendo lá, então eu prefiro me envolver com algumas das nações árabes e construir moradias em um local diferente, onde eu acho que elas poderiam viver em paz para variar”, comentou.

O presidente afirmou que a moradia “poderia ser temporária” ou “poderia ser de longo prazo”.

Amit Segal, analista da rede israelense Channel 12 News, relatou, citando autoridades israelenses, que a fala “não foi um deslize, mas parte de uma mudança muito mais ampla do que parece, coordenada com Israel”.

Uma fonte familiarizada com o assunto confirmou a reportagem à CNN, mas não deu mais detalhes. A CNN entrou em contato com o Departamento de Estado dos EUA para comentar.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump sugere que é necessário “limpar tudo” na Faixa de Gaza no site CNN Brasil.

Após negar, empresário confessa ter matado gari por briga de trânsito em BH

Em um novo interrogatório, realizado nesta segunda-feira (18), o empresário Renê da Silva Nogueira Junior confessou ter matado o gari Laudemir de Souza Fernades...

Apple adquire “The Dink”, comédia produzida por Ben Stiller

Após o sucesso de “F1”, a Apple Original Films apostou em comprar os direitos mundiais de “The Dink”, comédia esportiva produzida e co-estrelada por...

Justiça mantém prisão de PMs por chacina na Paraíba

Cinco policiais militares da Paraíba, presos em operação conjunta do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, tiveram as prisões mantidas após audiência de...