Ouro negro: saiba como consumir a fruta que regula o açúcar no sangue

Pouco conhecida no Brasil, a arônia-negra foi apelidada de ouro negro devido a seus benefícios para a saúde. Rica em antioxidantes, a fruta parente do mirtilo ajuda no controle da glicemia e da pressão arterial, além de oferecer benefícios neuroprotetores e anti-inflamatórios.

Apesar de pouco popular no Brasil, seu potencial terapêutico tem chamado a atenção nas redes sociais. “Os compostos da arônia, como antocianinas e polifenóis, auxiliam na redução do estresse oxidativo, que está ligado à resistência à insulina”, explica a nutricionista Camila Pedrosa, que atua em Brasília.

Como consumir?

Como a fruta não é encontrada no Brasil in natura facilmente, muitas vezes seu consumo é feito em cápsulas de extrato em pó. O suplemento pode ser usado para a preparação de sucos, smoothies e chás. Também é possível incluí-lo em porções de iogurtes ou adicionar na lista de ingredientes de bolos e produtos de panificação.

“Apesar de ser difícil encontrá-la no Brasil, as cápsulas ou os suplementos são uma opção, embora menos completas nutricionalmente do que a fruta. Geleias naturais e compotas também são uma boa alternativa, mas é preciso ter controle quanto ao consumo de açúcar”, recomenda a nutricionista Rejane Souza, do grupo Mantevida, também de Brasília.

Сhokeberry ou arônia-negra em close em um fundo branco. Metrópoles
Arônia-negra não é encontrada facilmente no Brasil

Qual a dose indicada e os cuidados no consumo

A recomendação diária é ingerir de 20 a 30 gramas da fruta in natura. A versão em pó pode ser consumida em até duas colheres de chá diárias.

Apesar dos benefícios, o consumo de arônia-negra deve ser moderado em alguns casos. Gestantes, lactantes e pessoas que usam medicamentos anticoagulantes ou têm problemas de coagulação devem evitar o excesso. A fruta também pode interagir com remédios para pressão arterial ou controle da glicose, exigindo atenção redobrada a pessoas com hipertensão ou diabetes em tratamento.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

DataFolha: 61% rejeitam candidatos que prometam livrar Bolsonaro

A poucos meses do início oficial da campanha presidencial de 2026, pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (3) mostra que o perdão ao...

Ary Mirelle mostra itens da mala maternidade do 2º filho com João Gomes

A influenciadora Ary Mirelle, 23, compartilhou neste domingo (3) um vídeo com os seguidores, no qual mostra os itens da mala maternidade de seu...

Bebê emociona mãe ao dar primeiros passos em corrida de engatinhada na WNBA

O jogo entre Las Vegas Aces e Minnesota Lynx, válido pela temporada regular da WNBA, a liga de basquete feminino dos Estados Unidos, protagonizou...