“Retomamos a pauta com o presidente”, diz MST após reunião no Planalto

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) afirmaram nesta quinta-feira (30) que “retomaram a pauta” da reforma agrária com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A declaração foi feita em entrevista coletiva após uma reunião com Lula no Palácio do Planalto.

“Retomamos a pauta com o presidente”, disse João Paulo Rodrigues, dirigente nacional do movimento, que também mencionou o desejo de que o presidente visite um dos assentamentos. “Essa é a grande expectativa [de Lula visitar um assentamento]. Esperamos que [seja] na primeira quinzena de fevereiro ele visite um assentamento de reforma agrária”, continuou.

A sugestão do MST é que a visita fosse em assentamentos de Pernambuco ou Minas Gerais.

Como antecipou o analista de política da CNN Pedro Venceslau, Lula se reuniu com o MST, que tinha uma “lista de cobranças” e críticas ao ritmo da implementação da reforma agrária no país.

“Esperamos sair com acordos práticos e concretos relacionados às políticas voltadas para a reforma agrária, a qual ainda não conseguiu avançar significativamente neste governo. Queremos, com essa reunião, ter o indicativo de metas, prazos e orçamento para as demandas apresentadas”, disse o MST, por meio de nota enviada à CNN.

Reforma agrária

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Paulo Teixeira, disse à CNN que o governo federal pretende investir R$ 700 milhões para a aquisição de áreas destinadas à reforma agrária.

A ideia, segundo o chefe da pasta, é comprar terrenos e distribuir para famílias em assentamentos de todo o Brasil previamente cadastradas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Retomamos a pauta com o presidente”, diz MST após reunião no Planalto no site CNN Brasil.

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...