MEC reajusta salário de professores da educação básica acima da inflação

O governo federal reajustou nesta sexta-feira (31) o piso salarial de professores da educação básica para R$4.867,77, com jornada de 40 horas semanais.

O valor representa um crescimento de 6,27% na remuneração e está, portanto, acima da inflação no ano, que foi de R$4,83%. O reajuste é válido para professores da rede pública de ensino.

A portaria que redefiniu o piso foi publicada no Diário Oficial na União nesta sexta. Cada estado e município deve, agora, oficializar o valor por meio de norma própria, já que os salários são pagos pelas redes de ensino.

O reajuste é previsto pela Lei do Magistério e deve ocorrer, obrigatoriamente, todo mês de janeiro. De acordo com a norma, o piso é a base estabelecida para professores com formação em nível médio.

O novo mínimo é calculado por meio do percentual de crescimento do Valor Anual Mínimo por Aluno (VAF mínimo), publicado na terceira atualização do Fundeb.

Este conteúdo foi originalmente publicado em MEC reajusta salário de professores da educação básica acima da inflação no site CNN Brasil.

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo

O Brasil registrou uma alta de 30% de ataques cibernéticos originados nos Estados Unidos em meio ao tarifaço de Donald Trump, segundo levantamento da...

Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de...

Avião da Azul faz pouso de emergência em Brasília após ameaça de bomba

Um voo comercial da Azul fez um pouso de emergência em Brasília, na noite desta quinta-feira (7), após uma ameaça de bomba. Segundo a Polícia...