Veja quem são os indicados para ocupar a Mesa Diretora da Câmara

Com o PL na Primeira-Vice-Presidência e o PT na Primeira-Secretaria, os líderes da Câmara dos Deputados definiram quais parlamentares vão ocupar os postos da Mesa Diretora pelos próximos dois anos.

O deputado federal fluminense Altineu Côrtes vai ocupar a Primeira-Vice-Presidência. Já para a Primeira-Secretaria, o PT indicou o pernambucano Carlos Veras.

Veja como ficou divisão da Mesa Diretora:

  • Primeira-Vice-Presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ)
  • Segunda-Vice-Presidência: Elmar Nascimento (União Brasil-BA)
  • Primeira-Secretaria: Carlos Veras (PT-PE)
  • Segunda-Secretaria: Lula da Fonte (PP-PE)
  • Terceira-Secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE)
  • Quarta-Secretaria: Sérgio Souza (MDB-PR)

Os indicados pelos partidos, em acordo entre os líderes, foram anunciados por Arthur Lira (PP-AL), que presidiu a Casa pelos últimos quatro anos e caminha para emplacar o aliado Hugo Motta (Republicanos-PB) no cargo pelo próximo biênio.

Hugo Motta conta com o apoio de 17 partidos para a eleição a ser realizada neste sábado (1°). Juntas, as legendas somam 488 deputados.

Com tamanho apoio, Motta se credencia para superar o recorde da reeleição de Lira como presidente, em 2023, quando recebeu 464 votos no Plenário.

Motta disputa a presidência contra Marcel van Hattem (Novo-RS) e o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). O Novo conta com quatro deputados e o PSOL, 13.

Mesa Diretora

A Mesa Diretora da Câmara é composta por vários cargos, com atribuições diferentes, que incluem decisões administrativas, mas também políticas.

De acordo com o regimento interno da Casa, a eleição para a Mesa Diretora é feita em votação secreta e por sistema eletrônico, “exigindo maioria absoluta de votos” – porém, dado o consenso construído no entorno de Motta, as indicações já anunciadas por Lira devem se confirmar.

As funções da Mesa Diretora:

  • Primeiro-Vice-Presidente: é quem substitui o presidente em caso de ausência. Além disso, ele tem a função de elaborar pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução.
  • Segundo-Vice-Presidente: substitui o presidente no caso de ausência do Primeiro-Vice-Presidente também. De acordo com a Casa, ele também “estimula a interação institucional da Câmara com Legislativos estaduais e municipais”, além de examinar pedidos de reembolso envolvendo despesas médicas de parlamentares.
  • Primeiro-Secretário: é responsável por tarefas administrativas. Também é o encarregado pelo envio de requerimentos de informação a ministros, por dar posse ao secretário-geral da Mesa e ao diretor-geral da Câmara. O Primeiro-Secretário é a pessoa responsável pela ratificação das despesas da Câmara e credenciamento de assessores, profissionais da imprensa e empresas prestadoras de serviço.
  • Segundo-Secretário: é quem cuida das relações internacionais da Casa com embaixadas, realizando, por exemplo, a emissão de passaportes para os deputados. Cuida também de estágios universitários e da supervisão de campanhas da Câmara em perfis institucionais.
  • Terceiro-Secretário: este secretário é responsável pela análise de pedidos de licença, justificativas de falta dos parlamentares e a autorização prévia de reembolso de passagens aéreas internacionais.
  • Quarto-Secretário: é responsável pela supervisão do sistema habitacional da Câmara.

Os líderes também entraram em acordo pela indicação dos suplentes. Eles são divididos em primeiro, segundo, terceiro e quarto suplentes e substituem os respectivos secretários quando esses estão ausentes.

Veja os indicados para a suplência:

  • 1º suplente: Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP)
  • 2º suplente: Paulo Folletto (PSB-ES)
  • 3º suplente: Victor Linhares (Podemos-ES)
  • 4º suplente: Paulo Barbosa (PSDB-SP)

* Com informações de Manoela Carlucci e Leticia Martins, da CNN, em São Paulo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja quem são os indicados para ocupar a Mesa Diretora da Câmara no site CNN Brasil.

Favorito para eleição, Motta defende Câmara forte e imunidade parlamentar

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), franco favorito ao cargo de presidente da Câmara, defendeu o fortalecimento da Casa e a imunidade parlamentar neste sábado...

Bala que atingiu cabeça de criança partiu de tentativa de assalto no RJ

A Polícia Civil concluiu que o tiro que deixou uma criança de dois anos baleada na cabeça, na noite de 26 de janeiro, partiu...

Enviado de Trump diz que fim da guerra na Ucrânia pode acontecer em meses

Keith Kellogg, enviado especial de Trump para a Ucrânia e Rússia, disse em uma entrevista na sexta-feira (31) que um acordo para acabar com...