Desempenho da direita ameaça reeleição de Lula? Assista a “O Grande Debate”

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta segunda-feira (3), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o desempenho dos candidatos de direita ameaçam a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

De acordo com uma pesquisa Genial/Quaest, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 30% das intenções de voto, enquanto candidatos de direita acumulam, juntos, outros 42%.

No levantamento, Lula está na frente, seguido do atual governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%; Gusttavo Lima (sem partido), com 12%; Pablo Marçal (PRTB), com 11%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 3%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), 3%. Completando as opções, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%.

Para Coppolla, Lula está em pior situação do que em 2021, quando era pré-candidato ao Planalto.

“Obviamente, quando a gente olha os números, parece que a coisa está dividida, mas essa mesma pesquisa, em 2021, mostrava o pré-candidato Lula da Silva, em primeiro turno, com 48% dos votos. Ou seja: o mesmo candidato, em 2021, tinha 48% da preferência eleitoral; agora, detendo o manto presidencial, tem só 30% das intenções de voto”, pontuou Coppolla.

Já para Cardozo, a pesquisa diz muito pouco neste momento.

“Até porque ela faz uma construção que me parece bastante questionável na perspectiva da conclusão apresentada. Por exemplo, eu somo votos de vários candidatos dizendo que são candidatos de direita e que somando de Lula, eles ganhariam. Sim, agora, se esses candidatos forem todos unificados, esses eleitores migrarão para Lula ou não? Não se sabe dizer”, citou Cardozo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desempenho da direita ameaça reeleição de Lula? Assista a “O Grande Debate” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

F1: Bortoleto reencontra pista onde foi campeão da Fórmula 2

A Fórmula 1 está em Abu Dhabi para a última corrida de 2025, um fim de temporada que costuma trazer um clima de despedida...

UFC 323: Pantoja defende cinturão peso-mosca em card principal

O UFC se despede dos eventos numerados em 2025. Alexandre Pantoja ficará responsável por uma das lutas principais da noite neste sábado (6/12), em...

Mirassol x Flamengo se enfrentam em jogo adiantado da rodada final

Com tudo já resolvido para Flamengo e Mirassol no Campeonato Brasileiro, as equipes entram em campo somente para cumprir tabela neste sábado (6/12). Por...