Pesquisa Ipec: Lula tem 50%; distância para Bolsonaro, com 43%, continua em sete pontos

A corrida presidencial chega à sua última semana com cenário de indefinição. Sete pontos percentuais separam as intenções de voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 50%, e no candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 43%, a seis dias do segundo turno. Os dados são da nova pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira pela TV Globo. Pela margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, a distância entre os dois adversários pode variar de cinco a nove pontos.

Lula e Bolsonaro mantiveram os mesmos percentuais que haviam sido registrados na semana passada. A vantagem numérica do petista encolheu pela segunda semana consecutiva: era de sete pontos percentuais na última pesquisa e de nove pontos na sondagem de 15 dias atrás. Essas sutis variações não são suficientes para mudar o quadro geral da disputa, que é de estabilidade, mas sinalizam que o atual presidente pode ter ganhado espaço em alguns segmentos.

Brancos e nulos somam 5% das respostas ao instituto fundado por ex-executivos do Ibope, e 2% não souberam responder. Eventuais variações nas preferências desse contingente de eleitores nos próximos dias podem definir o desfecho da eleição. Sem considerar os dois grupos, em um cálculo que reproduz a conta feita pela Justiça Eleitoral na apuração oficial, Lula atinge 54% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro — também o mesmo placar do levantamento anterior.

Um obstáculo adicional para o presidente na busca de votos a esta altura das campanhas é a perda de espaço na televisão para o adversário. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu no sábado conceder direito de resposta a Lula em espaços que antes seriam reservados a Bolsonaro por conta de propagandas consideradas ofensivas ao candidato do PT. Na prática, o ex-presidente terá 24 inserções a mais que o adversário em cada uma das seguintes emissoras: Globo, Record, Band, SBT e RedeTV.

Contratado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o Ipec entrevistou 3.008 eleitores de 16 anos ou mais em todo o país no período de 22 a 24 de outubro. O levantamento tem margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa está registrada com o código BR-06043/2022.

Senadores preparam “arsenal” e levam aos EUA até resposta sobre 25 de Março

A comitiva de senadores que começa a embarcar nesta sexta-feira (25) a Washington, capital dos Estados Unidos, preparou um “arsenal” de dados e argumentos...

Encomendas de bens de capital dos EUA têm queda inesperada em junho

As novas encomendas de bens de capital manufaturados nos Estados Unidos tiveram queda inesperada em junho, sugerindo uma retração nos gastos das empresas com...

Israel e EUA avaliam opções alternativas sobre Gaza e Hamas, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está considerando “opções alternativas” para resgatar os reféns do Hamas e pôr fim ao regime...