Egito diz que palestinos não devem deixar Gaza

Os palestinos não devem deixar Gaza enquanto ela está sendo reconstruída, declarou o Ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty, ao Primeiro-Ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Mostafa, nesta quarta-feira (5).

As autoridades se encontraram horas depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos para “tomar” Gaza, em comentários recebidos com críticas generalizadas de políticos palestinos e estados árabes.

“Em relação à situação humanitária em Gaza, a reunião enfatizou a importância de avançar com os primeiros projetos e programas de recuperação, removendo escombros e entregando ajuda humanitária em um ritmo acelerado, sem que os palestinos deixem a Faixa de Gaza, especialmente devido ao seu apego à sua terra e sua recusa em deixá-la”, pontuou o Ministério das Relações Exteriores do Egito.

Trump afirmou aos repórteres na terça-feira (4) que “todos (com quem ele) falou amam a ideia dos Estados Unidos possuírem aquele pedaço de terra“, referindo-se a Gaza, e disse que esperava que a Jordânia e o Egito acolhessem os palestinos que seriam forçados a sair do território.

As nações árabes há muito rejeitam qualquer deslocamento forçado de palestinos de Gaza e pediram uma solução de dois estados para o conflito israelense-palestino.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Egito diz que palestinos não devem deixar Gaza no site CNN Brasil.

Roberto Azevêdo: Sentimento do empresariado sobre tarifaço é que não há caminho diplomático

O setor empresarial brasileiro demonstra crescente preocupação com o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e a aparente ausência de caminhos diplomáticos para...

Sanções a Moraes colocam Brasil em “encruzilhada”, alerta Alberto Pfeifer

A recente sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no âmbito da Lei Magnitsky,...

Menina de 12 anos luta para alimentar família na Faixa de Gaza

Yana Al-Skaifi, uma menina de 12 anos assumiu a responsabilidade de alimentar sua família em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza. No calor...