Rejuvenescimento: veja alimentos que turbinam a produção de colágeno

Fazer a ingestão adequada de nutrientes essenciais e manter hábitos saudáveis é fundamental para manter a produção de níveis adequados de uma proteína muito associada ao rejuvenescimento e longevidade: o colágeno.

O colágeno, conhecido por seu papel fundamental para manter a firmeza da pele, também está associado ao bom funcionamento das articulações. Por isso, é sempre apontado como um aliado no combate ao envelhecimento.

Produzido naturalmente pelo corpo, o colágeno depende de nutrientes como vitamina C e zinco para ser sintetizado. A partir dos 30 anos de idade, porém, a produção começa a diminuir, levando ao surgimento de linhas de expressão, rugas e ao enfraquecimento dos tecidos.

“É pela alimentação que se obtêm os nutrientes necessários para sintetizar colágeno. Uma dieta balanceada ajuda a manter os níveis da substância, enquanto uma alimentação deficiente pode comprometer a produção, levando ao envelhecimento precoce, fragilidade dos tecidos e problemas articulares”, explica a nutróloga Jennifer Emerick, de Brasília.

Além da dieta, outros fatores influenciam na produção da proteína: sono regular, prática de atividades físicas e evitar hábitos prejudiciais — como fumar —, permitindo assim que o corpo consiga aproveitar melhor os nutrientes obtidos na alimentação.

Alimentos que turbinam a produção de colágeno

Entre os alimentos que mais contribuem para a produção de colágeno, destacam-se as ossadas e cartilagens de animais, em especial pés e pescoço de frango.

Eles não apenas fornecem aminoácidos essenciais para a produção de colágeno no organismo, como também oferecem a proteína em uma forma prontamente disponível, sendo uma alternativa eficiente à suplementação.

Outra opção é o mocotó, proteína cartilaginosa que une a pata e a canela do boi, rica em colágeno natural. O caldo de ossos também é uma excelente fonte.

“Ele contém colágeno natural proveniente das cartilagens e ossos de animais, além de ser uma boa fonte de aminoácidos necessários para a produção da proteína no corpo”, afirma Jennifer.

Carnes brancas, como frango e peixe, também são ricas em glicina e prolina, aminoácidos fundamentais para a formação do colágeno no organismo.

3 imagens

Peito de frango também é uma fonte de  glicina e prolina, aminoácidos fundamentais para a formação do colágeno

Alimentos ricos em vitamina C também são fundamentais para conseguir manter bons níveis de colágeno
1 de 3

Mocotó é um composto gorduroso e gelatinoso presente nas patas de bovinos

Getty Images

2 de 3

Peito de frango também é uma fonte de glicina e prolina, aminoácidos fundamentais para a formação do colágeno

Reprodução

3 de 3

Alimentos ricos em vitamina C também são fundamentais para conseguir manter bons níveis de colágeno

Twomeows, Getty Images

Importância das frutas

Para ter uma boa produção de colágeno, é fundamental incluir na dieta frutas ricas em vitamina C, como acerola, caju, laranja e kiwi.

“Consumir alimentos ricos em vitamina C potencializa os efeitos dos suplementos e da produção natural de colágeno com base na alimentação”, indica a dermatologista Fátima Tubini, de Guarulhos (SP).

Além disso, frutas vermelhas e roxas, como amora, morango e açaí, são ricas em polifenóis e podem ajudar ao fornecer antioxidantes ao organismo que neutralizam os radicais livres e ajudam a preservar a proteína que produzida naturalmente no corpo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ludmilla x Marcão do Povo: STJ pode reverter absolvição em caso de racismo

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a absolvição do apresentador...

Mascote de Demi Moore rouba a cena em flagra

A atriz Demi Moore recebeu sua primeira indicação ao Oscar e disputará contra a brasileira Fernanda Torres, de “Ainda Estou Aqui”, na categoria de...

Tamanduá entra de penetra em barco de pescadores para pegar carona no rio

Dois pescadores de camarão do norte do país “deram carona” a um tamanduá que nadava nas águas de um rio. A notícia só não...