Vídeo mostra óvulo emitindo luz no momento da fecundação. Assista

Você sabia que o óvulo emite luz no momento em que é fecundado pelo espermatozoide? Um vídeo compartilhado nas redes sociais pela médica ginecologista Camylla Felipe Silva, de São Paulo, viralizou ao mostrar o fenômeno, conhecido como centelha de zinco.

A gravação, publicada no Instagram em 20 de janeiro, ultrapassou 5 milhões de visualizações. O brilho visto no vídeo ocorre devido ao aumento de cálcio no óvulo no momento da fecundação, que desencadeia a liberação de zinco.

“Quando o zinco é solto, prende-se a pequenas moléculas que emitem uma fluorescência captada por câmeras microscópicas”, explica Camylla, que é especialista em reprodução humana pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Maior qualidade do óvulo

A ginecologista Bárbara Freyre, da Clínica Trinitá, em Brasília, destaca que esse fenômeno ocorre no momento da fusão das membranas do óvulo e do espermatozoide.

“São liberados íons de zinco que formam um flash visível apenas na microscopia de fluorescência. O processo foi identificado pela primeira vez em estudos em 2005. Ele tem uma função protetora, evitando a fecundação por mais de um espermatozoide“, esclarece Bárbara.

Segundo a médica, pesquisas indicam que quanto mais intensa a liberação de zinco, maior é a qualidade do óvulo e maior a chance de desenvolvimento de um embrião cromossomicamente normal.

“Esses estudos ainda estão em fases iniciais mas, se aprofundados, podem contribuir para avanços nas técnicas de reprodução assistida e na melhora da qualidade dos embriões”, conclui Bárbara.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Roberto Azevêdo: Sentimento do empresariado sobre tarifaço é que não há caminho diplomático

O setor empresarial brasileiro demonstra crescente preocupação com o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e a aparente ausência de caminhos diplomáticos para...

Sanções a Moraes colocam Brasil em “encruzilhada”, alerta Alberto Pfeifer

A recente sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no âmbito da Lei Magnitsky,...

Menina de 12 anos luta para alimentar família na Faixa de Gaza

Yana Al-Skaifi, uma menina de 12 anos assumiu a responsabilidade de alimentar sua família em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza. No calor...