Múcio diz que Lula pediu sua permanência porque governo vive “fase difícil”

Em entrevista na segunda-feira (10), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, explicou sua pretensão de deixar o cargo e detalhou como foi a conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o convenceu a permanecer na Esplanada. Segundo Múcio, Lula teria citado uma “fase difícil” do governo.

Múcio falava, em participação no programa “Roda Vida”, da TV Cultura, sobre o início de seu período à frente da Defesa. Embora tenha classificado como “péssimo” seus primeiros meses na pasta, no contexto dos desdobramentos do 8 de Janeiro, o ministro disse acreditar que, atualmente, a “fase mais complicada já passou”.

A avaliação positiva foi o que levou o ministro a sinalizar a Lula, ainda no ano passado, o desejo de deixar a pasta. Neste ano, ele voltou a conversar com o presidente sobre a intenção, mas foi convencido por um “pedido de amigo”.

“O presidente disse: Olha Múcio, nós estamos numa fase difícil, nós somos amigos, eu sei das suas pretensões — que é estar mais a disposição da família e dos amigos —, mas eu preciso que você fique [no ministério], porque nós estamos aí com alguns desafios e eu não quero abrir mais um problema.”

Segundo o ministro, o presidente também mencionou o apelo dos comandantes das Forças por sua permanência. “Mandaram pedir, falaram, não sei com quem. Parece que houve a interferência de algum ministro do STF [Supremo Tribunal Federal], foi esse boato que correu, e ele pediu que eu ficasse e pedido de amigo…”, disse.

Indagado sobre se permanecerá até o final do governo, Múcio afirmou em tom descontraído: “Isso é outra história. Vamos atravessar o ano primeiro.”

À analista da CNN Basília Rodrigues, o ministro reiterou nesta terça-feira (11) que permanecerá no cargo até o final deste ano.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Múcio diz que Lula pediu sua permanência porque governo vive “fase difícil” no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...