Desemprego cai na América Latina em 2024, mas desigualdade aumenta, diz OIT

O desemprego na América Latina e no Caribe teve uma leve queda em 2024, mas a desigualdade continuou a aumentar, disse a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em um relatório da última terça-feira (11).

De acordo com a OIT, o desemprego regional fechou em 6,1% em 2024, ante 6,5% do ano anterior. A taxa de emprego na região, por sua vez, aumentou 0,5 ponto percentual para 58,9% entre 2023 e 2024.

A taxa de emprego feminino ficou em 52,1% em 2024, significativamente menor do que a taxa de emprego masculino de 74,3%, e as mulheres ganharam, em média, 20% menos do que os homens.

Apesar da redução do desemprego, a questão persistente da qualidade do emprego é um dos principais fatores que contribuem para a desigualdade da região, com quase metade dos trabalhadores com contratos precários, renda instável ou vulnerabilidade econômica, de acordo com o relatório.

O trabalho informal permaneceu alto na região, com 47,6%.

“A região recuperou os níveis de emprego anteriores à pandemia, mas as perspectivas continuam preocupantes: estamos no mesmo ponto de 10 anos atrás”, disse Ana Virginia Moreira, diretora da OIT para a América Latina e o Caribe, no relatório.

“O crescimento econômico está desacelerando e as deficiências estruturais na criação de empregos persistem”, acrescentou.

A OIT estima que a taxa de desemprego em 2025 permanecerá entre 5,8% e 6,2%, em meio a um crescimento econômico moderado. A organização também pediu aos líderes que criem políticas para impulsionar um crescimento mais robusto do emprego e enfatizar a formalização do trabalho.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desemprego cai na América Latina em 2024, mas desigualdade aumenta, diz OIT no site CNN Brasil.

Kim Kardashian quer proteger os filhos do comportamento de Kanye West

Diante de toda a polêmica com Kanye West nas redes sociais, com seus comentários ofensivos, Kim Kardashian decidiu ficar à margem, de acordo com...

Paulinho Gogó volta para A Praça é Nossa

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, “A Praça É Nossa” retorna inédita. Carlos Alberto de Nóbrega segue no comando do humorístico e abre a temporada...

Caos no Maracanã: Clássico entre Flamengo e Botafogo é marcado por confusão generalizada

O Flamengo e o Botafogo se enfrentaram nesta quarta-feira (13/2) no Maracanã em um clássico pela sétima rodada do Campeonato. No entanto, para a...