Especialista: STF não tem condição de fazer julgamento técnico de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) não tem condições de realizar um julgamento estritamente técnico do ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo o advogado e professor de Direito Constitucional André Marsiglia. Em entrevista ao WW desta quarta-feira (19), o especialista argumentou que a crescente politização da Corte compromete sua capacidade de análise imparcial em casos de alta relevância política.

Marsiglia destacou que o STF “vem se politizando de tal forma que são poucos os temas que possa enfrentar” sem se deparar com questões políticas. O advogado ressaltou que é “impossível desconectar o STF” de declarações polêmicas feitas por seus ministros, citando como exemplo a fala de Luís Roberto Barroso: “Nós derrotamos o bolsonarismo”.

Inquérito das fake news e politização do STF

O especialista também mencionou o inquérito das fake news, iniciado em 2019, como um marco na politização do Supremo. Segundo Marsiglia, questões como a “competência absoluta do STF para tudo” e a “inacessibilidade aos autos para advogados” já estavam presentes desde o início desse processo e continuam sendo alvo de críticas.

“Quando o STF somou, ali em 2019, 2+2 deu cinco, todas as contas passaram a ser erradas a partir de então”, afirmou o professor, utilizando uma metáfora para ilustrar como decisões controversas do passado continuam influenciando a percepção sobre a Corte.

Marsiglia concluiu sua análise alertando que, mesmo quando o STF acerta em suas decisões após esse “pontapé inicial” de politização, suas ações “vão ser sempre eivadas de vícios e de uma politização inevitável”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialista: STF não tem condição de fazer julgamento técnico de Bolsonaro no site CNN Brasil.

Presidente do Corinthians garante permanência de Dorival Jr. para 2026

Dorival Júnior seguirá no Corinthians em 2026. Quem garantiu a permanência do treinador foi Osmar Stabile, que concedeu entrevista durante o evento de lançamento...

Não existe organização criminosa sem vínculo com Estado, diz especialista

Em entrevista ao WW, o analista criminal Guaracy Mingardi, integrante do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), fez uma análise crítica sobre o Projeto...

PL faz evento com Michelle como “voz” de Bolsonaro aos 100 dias de prisão

Na noite desta terça-feira (11), quando Jair Bolsonaro completa 100 dias em prisão domiciliar, o PL (Partido Liberal) promoveu um evento em Brasília que...