Saiba o que acontece com o corpo de quem come 1 maçã por dia

Não é novidade que as frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. E entre os benefícios da maçã, que é uma das mais populares no Brasil e no mundo, não é diferente. Ao consumir uma unidade dela por dia, já é possível se proteger até mesmo de algumas doenças.

Segundo a nutróloga Valéria Goulart, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), estudos americanos apontam que, entre os benefícios da maçã, está a diminuição na incidência de diabetes tipo 2, pelo fato dela conter antioxidantes.

De acordo com a especialista, a maçã tem polifenóis, substâncias que protegem o coração e previnem doenças cardiovasculares. Ela tem pectina, uma fibra que diminui a absorção de gorduras ingeridas no dia a dia e, consequentemente, ajuda no combate ao colesterol ruim.

Maçã é aliada da saúde

“A maçã é capaz de tirar a dor de estômago, auxilia no combate a gastrite pelo fato de funcionar como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina (neurotransmissor responsável por auxiliar a memória) e, com isso, diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral”, conta a médica.

Maçã - Metrópoles
As maças são aliadas ao emagrecimento e têm sutis diferenças nutricionais

“Os polifenóis agem também como anti-inflamatórios e reduzem a chance da pessoa ter câncer, principalmente na parte digestiva. Uma outra função é combater os radicais livres, aqueles que retardam o envelhecimento. Ela ainda favorece a produção de colágeno, ajuda na saúde bucal, ácido málico que aumenta a produção da saliva, diminuindo a proliferação de bactérias, que formam a placa bacteriana”, explica Goulart.

De acordo com um estudo realizado no Instituto Nacional dos Estados Unidos, comer uma maçã por dia previne diversas doenças. Esse estudo foi feito com mais de 8 mil pessoas. Durante um ano, aproximadamente 10% comiam uma maçã por dia. Essas pessoas não precisavam tomar muitos medicamentos, não ficavam doente e uma maçã por dia dá mais energia e disposição, pois apesar de poucas calorias ela tem carboidratos e fibras.

Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Crânios de Lampião e Maria Bonita seguem conservados em museu: entenda como

Nas primeiras horas da manhã de 28 de julho de 1938, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, Maria Bonita,...

Empiricus vê exagero em queda de bancos pós decisão de Dino

A Empiricus Research avalia que o mercado reagiu de forma exagerada à recente decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a aplicação...

Mounjaro, Ozempic e cia: quem realmente precisa usar canetas para emagrecer

O crescimento acelerado no uso de medicamentos injetáveis para emagrecimento tem chamado a atenção da população. Compostos como a semaglutida — princípio ativo de...