Uganda registra segunda morte por Ebola, afirma OMS

Uma criança de 4 anos morreu por Ebola em Uganda. Ela foi a segunda vítima da doença no país. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), neste domingo (2/3), com base em dados do Ministério da Saúde ugandense.

O país do leste africano declarou surto da doença hemorrágica em janeiro, após a morte de um enfermeiro no Hospital Nacional de Referência Mulago, na capital Kampala.

Segundo a OMS, o novo caso foi registrado no mesmo hospital, único centro de referência nacional para a doença. Ao todo, dez pessoas foram diagnosticadas com Ebola no atual surto.


Ebola

  • O Ebola é uma doença grave, altamente infecciosa e transmitida pelo contato com fluidos corporais e pele de pessoas doentes.
  • Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, vômito com sangue, dores musculares e sangramento.
  • O último surto de Ebola em Uganda ocorreu entre o final de 2022 e janeiro de 2023, durando quase quatro meses. Na ocasião, 143 pessoas foram infectadas e 55 morreram, incluindo seis profissionais de saúde.

Pessoas em quarentena

O Ministério da Saúde de Uganda havia informado, em 18 de fevereiro, que todos os oito pacientes em tratamento tinham recebido alta. No entanto, cerca de 265 pessoas que tiveram contato com os infectados permanecem em quarentena nas cidades de Kampala e em outras duas localidades.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” disputam presidência da Bolívia em 19 de outubro

Os candidatos Rodrigo Paz, do PDC (Partido Democrata Cristão) e Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão Alianza Libre, vão se enfrentar na disputa pela presidência...

Nos EUA, Zelensky diz estar confiante em garantir a segurança da Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou a Washington na noite deste domingo (17), na véspera de uma reunião crucial com o presidente dos EUA,...

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” vão ao 2º turno na Bolívia, apontam preliminares

Os candidatos Rodrigo Paz, do PDC, Partido Democrata Cristão, e Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão Alianza Libre, disputarão a presidência da Bolívia em um...