Tarifas de Trump sobre China, México e Canadá entram em vigor

As tarifas gerais de 25% do presidente Donald Trump sobre o México e o Canadá entraram em vigor nesta terça-feira (4), uma ação que visa colocar os principais parceiros comerciais dos Estados Unidos na defensiva.

Trump também dobrou a tarifa sobre todas as importações chinesas de 10% para 20%. Essas taxas se somam às tarifas existentes sobre centenas de bilhões em produtos chineses.

“Embora o presidente Trump tenha dado ao Canadá e ao México ampla oportunidade de conter a perigosa atividade de cartéis e a entrada de drogas letais no nosso país, eles falharam em lidar adequadamente com a situação”, disse uma declaração divulgada pela Casa Branca pouco antes das tarifas entrarem em vigor.

As tarifas chegam em um momento em que a inflação continua problemática. Os americanos e a economia dos EUA estão em terreno instável, como evidenciado por dados recentes.

As tarifas ameaçam aumentar os preços de produtos importados das três nações, que coletivamente enviaram US$ 1,4 trilhão em bens para os EUA no ano passado, segundo dados do Departamento de Comércio.

Isso representa mais de 40% do valor de todos os bens que os EUA importaram no ano passado.

Os únicos produtos que não enfrentarão uma tarifa de 25% do Canadá são itens relacionados à energia, como petróleo bruto, um dos principais produtos que os EUA importam de lá. Em vez disso, eles enfrentarão uma tarifa de 10%.

Produtos frescos, carros e peças de automóveis e eletrônicos, incluindo telefones e computadores, estão entre os principais produtos que os Estados Unidos importam do México, Canadá e China, que agora enfrentarão tarifas entre 20% e 25%.

*Em atualização

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de Trump sobre China, México e Canadá entram em vigor no site CNN Brasil.

Vídeo: mulher discute com cadeirante, atropela pessoas e acaba presa em SP

Uma mulher foi presa em flagrante, nesta segunda-feira (2), após atropelar duas pessoas e quase atingir um homem em cadeira de rodas na Avenida...

Conheça a brasileira eleita professora mais influente do mundo

A educadora brasileira Débora Garofalo foi reconhecida como a professora mais influente do mundo ao receber o prêmio Global Teacher Influencer of the Year. A...

Funcionário publicou vídeo racista em perfil de Trump por engano, diz fonte

Um vídeo racista compartilhado na conta Truth Social do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi apagado nesta sexta-feira (6), e a Casa Branca...