Disputa de tarifas: Canadá ameaça usar exportação de petróleo e gás aos EUA

O Canadá poderá usar exportações de petróleo e gás como alavanca em negociações se as tarifas dos EUA sobre importações de produtos canadenses aumentarem, afirmou nesta quarta-feira (5) a ministra das Relações Exteriores, Mélanie Joly.

O Canadá está prometendo impor tarifas sobre 155 bilhões de dólares canadenses em importações dos EUA, mas até agora não sugeriu se reduzirá exportações de commodities fundamentais ou se aplicará tarifas sobre elas.

O país exporta cerca de 4 milhões de barris de petróleo por dia aos EUA, aproximadamente 90% do seu total de vendas de petróleo bruto.

“Claro, há óleo e gás. Ainda não colocamos isso na mesa, mantivemos essas cartas na manga, cartas que podemos usar se isso piorar, e os EUA sabem disso”, afirmou Joly.

A ministra também afirmou que agricultores dos EUA terão que pagar 1,7 bilhão de dólares canadenses a mais se Ottawa impuser tarifas de exportação sobre potássio, mas não mencionou especificamente se isso seria uma questão que poderia ser usada em negociações.

Alberta, principal província exportadora de energia do Canadá, diz que nunca aceitará a ideia de reduzir exportações de energia aos Estados Unidos.

Joly é ministra do governo do primeiro-ministro Justin Trudeau, que deixará o cargo depois do Partido Liberal governista escolher um novo líder, no próximo domingo (8).

Os dois principais candidatos dizem que o Canadá tem que adotar uma postura dura com o presidente americano, Donald Trump, em relação a tarifas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Disputa de tarifas: Canadá ameaça usar exportação de petróleo e gás aos EUA no site CNN Brasil.

Dormir bem é o novo skincare: os benefícios do sono para a pele

Levantar depois de uma noite mal dormida e notar a aparência de cansaço não é só impressão: o sono tem impacto direto na saúde...

Medalhistas olímpicas avaliam cobrança por títulos na Seleção: “Natural”

Bicampeã olímpica, a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei passa por um momento de bons resultados, permanecendo no pódio das principais competições mundiais, porém de...

Seleção: Ancelotti cita Vitor Roque e pode fazer mudanças contra Tunísia

Carlo Ancelotti, treinador da Seleção Brasileira, revelou em entrevista coletiva após vitória sobre Senegal, no último sábado (15), que pode fazer mudanças na equipe...