Gleisi faz acenos ao Congresso e agradece Moraes por defesa da democracia

A recém-empossada ministra Gleisi Hoffmann fez, nesta segunda-feira (10), acenos ao Congresso e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante discurso de posse. Ele elogiou o magistrado pela atuação em defesa da democracia e da soberania nacional.

“Quero aqui reconhecer o papel do ministro Alexandre de Moraes na defesa da democracia e, agora, da soberania nacional. Respeitamos e temos relações com todos, mas o Brasil é dos brasileiros e brasileiras”, afirmou no discurso.

Gleisi mencionou o ministro depois de falar sobre a “firme reação das instituições” após os atos criminosos de 8 de janeiro de 2023. Sobre a relação com o Congresso, a petista destacou querer ter “atuação conjunta” com os presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que estiveram presentes no evento.

“Com vocês [Hugo e Alcolumbre], quero manter uma relação respeitosa, franca, solidária e direta. Não tenham dúvidas, estarei sempre aqui para conversar, ouvir críticas e acolher sugestões”, afirmou.

Gleisi também mencionou a necessidade de construir, no Legislativo, uma base de apoio ao governo que seja “estável”, para garantir a aprovação do Orçamento de 2025 e da agenda prioritária. Ela mencionou, entre as prioridades, o projeto de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil. A medida terá, segundo Gleisi, “absoluta neutralidade fiscal”.

A deputada assumiu o lugar de Alexandre Padilha, que foi realocado para o comando do Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade. As trocas fazem parte da reforma ministerial conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Gleisi assume a Secretaria de Relações Institucionais com desafios: de unir a base aliada, pacificar as relações com partidos de centro e fazer alianças para 2026.

No discurso, ela lembrou que, na última campanha presidencial, foi responsável por articular apoios para a vitória de Lula. Neste ano, o governo enfrenta queda na popularidade, que tem afetado as perspectivas de alianças com outras siglas, principalmente do Centrão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Gleisi faz acenos ao Congresso e agradece Moraes por defesa da democracia no site CNN Brasil.

Anvisa aprova lenacapavir, injeção que reduz risco de infecção por HIV

Medicamento já pode ser usado como PrEP no Brasil. Próximos passos dependem de preço e avaliação para incorporação no SUS Fonte: Metrópoles

Cientistas criam minipulmão para estudar como a tuberculose o infecta

Pesquisa permite que cientistas observem como os estágios iniciais da tuberculose afetam o pulmão em busca de alternativas de tratamento Fonte: Metrópoles

São Paulo registra segundo caso de nova cepa de Mpox no Brasil

A SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) confirmou o segundo caso de Mpox da nova cepa 1b, no estado de São...