Chá de folha de laranja: conheça os benefícios e contraindicações

A laranja é uma das frutas mais populares do país. Além do sabor marcante, ela se destaca por ser rica em vitamina C e fortalecer o sistema imunológico. Mas o que poucos sabem é que é possível fazer um chá extremamente benéfico para a saúde a partir das folhas da laranjeira.

Ao contrário do chá de casca de laranja — que tem sabor mais cítrico e concentra mais vitamina C e fibras —, o chá de folha de laranja é mais suave e tem efeitos relaxantes e digestivos, por conter mais flavonoides.

“A folha de laranja é rica em compostos bioativos, como flavonoides e alcaloides, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, contém pequenas quantidades de vitamina C, fibras e óleos essenciais, como o limoneno, que contribuem para seu aroma e benefícios à saúde”, afirma a nutricionista Melyssa Guimarães, da rede de academias Allp Fit.

Benefícios do chá de casca de laranja

De acordo com a nutricionista funcional integrativa Patricia Barboni, da Clínica Horus de São Paulo, a combinação desses compostos ajuda especialmente em fatores como:

Redução da ansiedade e melhoria do sono:
O óleo essencial linalol atua nos receptores GABA do sistema nervoso central, promovendo relaxamento e redução da atividade neuronal excitadora. Como resultado, a pessoa que consome esse chá tem uma noite de sono mais tranquila e reparadora.

Melhora da digestão e alívio dos sintomas gastrointestinais:
O limoneno, outro óleo essencial presente na folha, estimula a coordenação de enzimas digestivas e tem ação carminativa, reduzindo a produção de gases e aliviando cólicas intestinais.

Efeito anti-inflamatório e antioxidante:
Os flavonoides do chá de folha de laranjeira neutralizam os radicais livres e reduzem processos inflamatórios específicos, como artrite e doenças cardiovasculares.

Proteção hepática e melhoria da função desintoxicante:
As cumarinas, como a escopoletina e a umbeliferona, estimulam enzimas hepáticas envolvidas na biotransformação de toxinas, auxiliando a desintoxicação do organismo.

Saúde cardiovascular:
A hesperidina, um dos principais flavonoides da laranja, melhora a circulação sanguínea e tem efeito vasodilatador, podendo auxiliar no controle da pressão arterial e saúde cardiovascular.

Chá de laranja
O chá de folha de laranjeira ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, auxilia na digestão e pode ter um leve efeito diurético

Receita do chá de folha de laranja

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas secas ou frescas de laranjeira
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Lave bem as folhas para remover impurezas e resíduos de agrotóxicos. Ferva a água e desligue o fogo. Adicione as folhas e tampe, deixando em infusão por cinco a 10 minutos. Coe e consuma pela manhã.

A nutricionista Patrícia Barboni recomenda que as folhas usadas sejam orgânicas para evitar pesticidas. Também é indicado que as folhas não sejam fervidas com a água. “O calor excessivo pode degradar compostos voláteis, como o linalol e o limoneno”, afirma.

Contraindicações

Apesar de ser natural, o chá de folha de laranja deve ser evitado por gestantes e lactantes, pois os alcaloides sinefrina e octopamina podem estimular as contrações uterinas.

Pessoas que usam medicamentos sedativos e antidepressivos devem consumir com cautela e procurar orientação profissional pois a bebida pode potencializar o efeito calmante. Segundo Patrícia, o linalol potencializa efeitos dos benzodiazepínicos, podendo causar danos excessivos.

Quem tem pressão baixa deve moderar o consumo, já que pode ter um leve efeito relaxante nos vasos sanguíneos. Pessoas sensíveis a frutas cítricas também devem evitar a bebida uma vez que ela pode desencadear reações alérgicas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Maisa passeia de barco com João Guilherme em viagem de Ano Novo

A atriz e apresentadora Maisa, 23, posou ao lado do ator João Guilherme, 23, durante passeio de barco em viagem de Ano Novo. Os dois...

Laudo confirma metanol em bebidas de pacientes internados na Bahia

Um laudo pericial confirmou a presença de metanol em bebidas alcoólicas consumidas por sete pessoas que foram internadas na cidade de Ribeira do Pombal,...

Bella Campos faz retrospectiva de 2025: “Solteira e boletos pagos”

A atriz Bella Campos, 27, já na está na contagem regressiva para a chegada de 2026. Depois de brilhar no remake de “Vale Tudo”,...