O jornalista e pastor Antônio Klemer fez um elogio ao Governo do Acre pelo esforço institucional para repatriar os brasileiros retidos no Peru. O país vizinho tem enfrentamento civil há algumas semanas, após a destituição de Pedro Castillo do cargo de presidente.
“Há um esforço terrível para tirar essas pessoas de lá”, afirmou, lembrando haver muitos acreanos que “estão senso tratados como cachorros peruanos”. Ele cobrou mais empenho do Ministério das Relações Exteriores a fim de resgatar os brasileiros.
“São os nossos irmãos que foram para aquela nação para gastar o nosso dinheiro lá”, pontuou Klemer, no “Programa do Pastor” (veja AQUI), apresentado pelo líder da Assembléia de Deus, Luiz Gonzaga. O jornalista considerou uma “boa aquisição” a chegada do novo secretário de Segurança, Américo Gaia, de quem é amigo de infância, e destacou a iniciativa, inclusive respaldada pelo governador Gladson Cameli, de fazer intervenções policiais junto ás autoridades peruanas.
O jornalista lembrou que o governador já acionou o Itamaraty, e se disse inquieto com a demora para um acordo definitivo entre autoridades dos dois países.
Em nota, o Itamaraty apenas orientou os cidadãos brasileiros a suspenderem viagens ao Peru.