Imposto de Renda: Receita espera receber 46,2 milhões de declarações

A Receita Federal divulgou, nesta quarta-feira (12/3), a estimativa sobre a quantidade de declarações de Imposto de Renda a serem entregues neste ano. A expectativa do Fisco é receber 46,2 milhões de documentos.

Do total, a Receita espera que 57% das declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025 — referente ao ano-base 2024 — estejam no formato pré-preenchido.

O prazo para enviar a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) começará às 8h da próxima segunda-feira (17/3) e se encerrará às 23h59 de 30 de maio.


Veja o que já se sabe

  • Prazo para entrega das declarações começa segunda-feira (17/3) e termina em uma sexta-feira (30/5).
  • Apenas em 1º de abril haverá a liberação da declaração pré-preenchida.
  • O cronograma de pagamento dos lotes de restituição começa em 30 de maio e vai até 30 de setembro, em cinco lotes.

O primeiro pagamento da restituição do Imposto de Renda de 2025 está previsto para 30 de maio, o último dia para enviar declaração do IR.

Cronograma de lotes de restituição:

  • Primeiro lote: 30 de maio;
  • Segundo lote: 30 de junho;
  • Terceiro lote: 31 de julho;
  • Quarto lote: 29 de agosto; e
  • Quinto e último lote: 30 de setembro.

Para consultar se tem direito à restituição, basta acessar a página www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Nessa etapa, é preciso informar o CPF e a data de nascimento.



Fonte: Metrópoles

Waack: Corrupção, megaoperação e a atuação do STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes percebeu possíveis irregularidades na megaoperação realizada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho....

Autoridades mexicanas entram em confronto com grupo armado em Sinaloa

Autoridades do estado de Sinaloa, na costa do Pacífico do México, foram atacadas por um grupo armado nesta segunda-feira (3). O incidente deixou 13...

Missão do Japão fará auditoria final para liberar carne bovina brasileira

Uma comitiva do governo do Japão virá ao Brasil, em novembro, para realizar a auditoria final nos frigoríficos brasileiros que pode, enfim, concluir a...