EUA declaram embaixador da África do Sul como persona non grata

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou Ebrahim Rasool, embaixador da África do Sul nos EUA, será classificado como persona non grata, chamando o diplomata de “político incitador de racismo” que “odeia a América e o presidente Donald Trump”.

“O embaixador da África do Sul nos Estados Unidos não é mais bem-vindo em nosso grande país”, escreveu Rubio em uma publicação no X. “Não temos nada a discutir com ele e, portanto, ele é considerado PERSONA NON GRATA.”

Rasool apresentou suas credenciais ao ex-presidente Joe Biden em 13 de janeiro, marcando o início do mandato do enviado, de acordo com o site da embaixada sul-africana, que disse que esta foi a segunda passagem de Rasool em Washington.

O Departamento de Estado dos EUA e a embaixada da África do Sul em Washington não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

Os laços entre os Estados Unidos e a África do Sul se deterioraram desde que Trump cortou a ajuda financeira dos EUA ao país, citando a desaprovação de sua política de terras e de seu caso de genocídio na Corte Internacional de Justiça contra o aliado de Washington, Israel.

Trump disse, sem citar evidências, que “a África do Sul está confiscando terras” e que “certas classes de pessoas” estão sendo tratadas “muito mal”.

O bilionário Elon Musk, que é próximo de Trump, disse que os sul-africanos brancos têm sido vítimas de “leis racistas de propriedade”.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, sancionou um projeto de lei em janeiro com o objetivo de tornar mais fácil para o Estado desapropriar terras no interesse público, em alguns casos sem compensar o proprietário. Ele defendeu a política e disse que o governo não confiscou nenhuma terra. A política tinha como objetivo nivelar as disparidades raciais na propriedade de terras na nação de maioria negra, disse ele.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA declaram embaixador da África do Sul como persona non grata no site CNN Brasil.

TikToker viraliza com método radical de cuidados com a pele; entenda os riscos

Com mais de 11 milhões de seguidores no TikTok, Tia Zahker viralizou ao revelar seu método inusitado para cuidar da pele: ela decidiu parar...

Parkinson precoce: especialista explica doença que Renata Capucci foi diagnosticada

A repórter do “Fantástico” Renata Capucci voltou a relembrar seu diagnóstico de Parkinson aos 45 anos. Durante o “Sem Censura”, apresentado por Cissa Guimarães,...

Datena disse que encerraria carreira no SBT três meses antes de rescindir contrato

Datena pediu a rescisão de seu contrato com o SBT três meses após afirmar publicamente que pretendia encerrar sua carreira na emissora. A informação...