Apagão em Cuba: Rede elétrica entra em colapso e milhões ficam sem energia

A rede elétrica nacional de Cuba entrou em colapso nesta sexta-feira (14), disse o Ministério de Energia e Minas do país, levando a apagões generalizados na capital Havana e em toda a nação insular caribenha.

Autoridades do Ministério de Energia disseram que uma subestação elétrica em Havana falhou por volta das 20h15 no horário local, cortando a energia de uma grande faixa do oeste de Cuba, incluindo a capital.

As luzes estavam apagadas em todo o horizonte da orla de Havana, observou uma testemunha da Reuters, com apenas alguns hotéis turísticos dispersos operando com geradores a combustível.

Relatos nas mídias sociais de províncias periféricas a leste e oeste da capital sugeriram que grande parte do país de 10 milhões de pessoas estava sem energia.

A falha na rede segue uma série de apagões em todo o país no final do ano passado.

As falhas contínuas de horas de duração têm sido usuais há meses. A grave escassez de alimentos, remédios e água tornou a vida cada vez mais difícil para muitos cubanos, que nos últimos anos fugiram da ilha em números recordes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Apagão em Cuba: Rede elétrica entra em colapso e milhões ficam sem energia no site CNN Brasil.

Fim de semana de muito futebol no YouTube do Metrópoles Esportes

Partidas dos campeonatos Catarinense e Paulistão A2 serão transmitidas ao vivo, de graça, pelas redes sociais do Metrópoles Esportes Fonte: Metrópoles

Tênis: Brasília volta ao circuito profissional com o ATP Challenger 75

Entre 1º e 8 de março, Brasília receberá o ATP Challenger 75 com nomes como Thiago Monteiro, Taberner e Bernard Tomic Fonte: Metrópoles

Após o 12º lugar, Nicole Silveira avalia o primeiro dia de competições

Segundo ela, a preparação intensa ao longo dos últimos oito anos foi fundamental para chegar ao momento atual com confiança e tranquilidade Fonte: Metrópoles