Dono da Dolly é condenado a mais de 16 anos por crimes ambientais e corrupção

O empresário Laerte Codonho, dono da fábrica de refrigerantes da Dolly, foi condenado pela Justiça de São Paulo pelos crimes de desmatamento ilegal e corrupção ativa e passiva. Preso em 2018, o empresário é acusado de desmatar uma área de preservação em São Lourenço da Serra (SP).

Segundo denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP), em 2016 Codonho e outros dez acusados teriam desmatado uma cerca de 50 mil m² de Mata Atlântica preservada e causado inundações no município, após a instalação de uma distribuidora de água mineral na região.

Veja as fotos

Reprodução/Estadão
Laerte CodonhoReprodução/Estadão
Reprodução/R7
Laerte CodonhoReprodução/R7
Reprodução/Dolly
Imagem promocional da “Dolly Guaraná”Reprodução/Dolly
Reprodução/Dolly
Laerte CodonhoReprodução/Dolly
Reprodução/Dolly
Laerte CodonhoReprodução/Dolly

Ainda segundo as denúncias do MPSP, Codonho e os outros envolvidos teriam tentado subornar servidores públicos do município paulista para liberarem a construção do empreendimento.

Quanto às acusações de crimes ambientais, a Justiça decidiu que Codonho deverá cumprir 11 anos, quatro meses e um dia em regime inicialmente fechado.

Pelo crime de corrupção ativa e passiva, Codonho foi condenado a quatro anos, dez meses e quatro dias, que poderão ser cumpridos em regime semiaberto ou aberto.

Por fim, o empresário terá que pagar uma multa de cerca de R$ 570 milhões. A decisão, no entanto, ainda cabe recurso.

Desde o início do caso, em 2018, a defesa de Laerte Codonho e da Dolly afirmam falhas no processo judicial e alegam que as acusações seriam forjadas para prejudicar a empresa em prol das outras concorrentes no mercado.



Fonte: Portal LEODIAS

Polônia acusa Rússia de interferir em eleições presidenciais

O ministro de Assuntos Digitais da Polônia, Krzysztof Gawkowski, afirmou nesta terça-feira (6) que o país enfrenta uma tentativa sem precedentes da Rússia de...

Paulo Teixeira e Mauro Vieira abrem teste de fogo do governo no Congresso

Em uma semana que começou tensa para o governo, após a demissão do ministro da Previdência na sexta-feira (2) e a substituição da ministra...

Cavaliers x Pacers: horário e onde assistir ao jogo da NBA

Cleveland Cavaliers e Indiana Pacers se enfrentam nesta terça-feira (6), às 20h (de Brasília), pelos  playoffs da NBA 2024/25. A partida será realizada no Rocket...