Ao menos nove pessoas são mortas em ataque dos EUA contra Houthis no Iêmen

Pelo menos nove civis foram mortos e nove ficaram feridos em ataques dos Estados Unidos em Sanaa, capital do Iêmen, neste sábado (15), segundo um porta-voz do Ministério da Saúde do país.

Imagens da Reuters mostraram fumaça subindo no local de um ataque, com sons de orações ouvidos pelos alto-falantes.

A Al Masirah TV administrada pelos Houthis relatou o ataque sem fornecer mais detalhes.

Os ataques ordenados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ocorreram poucos dias após os Houthis anunciarem planos de retomar os ataques a navios de Israel nos mares Vermelho e Arábico, no Estreito de Bab al-Mandab e no Golfo de Áden, encerrando um período de relativa calmaria iniciado em janeiro com o cessar-fogo em Gaza.

Trump havia alertado os Houthis que “o inferno cairá sobre vocês” se eles não parassem de atacar embarcações comerciais e navios de guerra dos EUA.

Os Houthis lançaram mais de 100 ataques contra navios desde novembro de 2023, dizendo que estavam em solidariedade aos palestinos sobre a guerra de Israel com o Hamas em Gaza.

Durante esse período, o grupo afundou dois navios, apreendeu outro e matou pelo menos quatro marinheiros em uma ofensiva que interrompeu o transporte marítimo global, forçando as empresas a redirecionar para viagens mais longas e caras ao redor do sul da África.

Trump também alertou o Irã, o principal apoiador dos Houthis, que precisava parar imediatamente de apoiar o grupo. Ele disse que se o Irã ameaçasse os Estados Unidos, “a América os responsabilizará totalmente e não seremos gentis sobre isso”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ao menos nove pessoas são mortas em ataque dos EUA contra Houthis no Iêmen no site CNN Brasil.

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...