Isenção do IR deve ser votada até julho, diz líder do governo

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o Legislativo tem condições de aprovar até julho o projeto que isenta do Imposto de Renda pessoas que recebem até R$ 5.000 por mês. A medida é a principal prioridade do governo após a aprovação do Orçamento.

“Eu quero acreditar que nós conseguiremos aprovar esse projeto até antes do recesso de julho. Ou seja, nós podemos tramitar isso a partir de agora, e é razoável imaginar que até junho ou julho teremos aprovado o projeto e a sanção do presidente da República”, disse Randolfe nesta quinta-feira (20).

A expectativa do governo é de que a nova faixa de isenção esteja em vigor para a campanha do IR de 2026. Para tal, o projeto de lei precisa ser aprovado e sancionado ainda neste ano.

Segundo Randolfe, a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados deverá ocorrer por meio de uma comissão especial, seguida da apreciação no plenário da Casa.

Em relação à votação, o parlamentar expressou confiança de que, no Senado, a situação está “mais pacificada”.

Na Câmara, Randolfe disse que confia na condução do líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), para a tramitação.

O líder também ressaltou que a proposta não só alivia a carga tributária de muitos brasileiros, mas também garante um benefício adicional. Para ele, vai funcionar como décimo quarto salário para os isentos.

Além da isenção do Imposto de Renda, a medida provisória do crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada também está em discussão, e a expectativa é de que uma comissão especial seja formada para analisar a proposta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Isenção do IR deve ser votada até julho, diz líder do governo no site CNN Brasil.

Othon Bastos passa mal durante peça em São Paulo e é hospitalizado

O ator Othon Bastos, de 91 anos, precisou interromper a apresentação da peça Não Me Entrego, Não!, na noite deste domingo (30/3), no Sesc...

Vegetti é estrela do Vasco para duelo contra o Palmeiras em Brasília

As equipes de Vasco e Palmeiras têm encontro marcado no Distrito Federal. Em jogo da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino e o...

Haddad: mercado financeiro está “chateado” que governo Lula deu certo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o mercado financeiro está “chateado” porque, segundo ele, o governo Lula (PT) deu certo. Em entrevista...