Saiba quais são os benefícios da beterraba e se pode comer todo dia

Um dos vegetais mais comuns na mesa do brasileiro, a beterraba é também uma opção cheia de nutrientes e benefícios para a saúde. O tubérculo é rico em vitamina A, betalaínas, carotenoides e flavonoides, fibras, potássio, ferro, vitamina C e ácido fólico, e pode ser consumido cru, cozido ou em sucos.

As folhas da beterraba também são comestíveis e podem ser usadas em refogados e sopas. A recomendação é que um adulto coma de 100 a 150 gramas de beterraba por dia — o equivalente a uma unidade média.

“Comer beterraba todos os dias pode ser saudável, desde que faça parte de uma dieta balanceada e variada”, explicou o nutricionista Ricardo Antonow, que atende em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Apesar de o consumo diário ser considerado saudável, um efeito colateral comum é a coloração vermelha ou rosa na urina ou nas fezes. A reação é inofensiva e não indica problemas de saúde.


Benefícios da beterraba

  • Desentoxica o fígado, por ter substâncias que combatem os radicais livres e a inflamação.
  • Melhora o desempenho físico, já que é rica em nitratos, que se convertem em óxido nítrico e ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo e diminuindo a pressão arterial.
  • Aumenta a saciedade, uma vez que tem muitas fibras. As substâncias ajudam a regular os níveis de açúcar e evitam picos de glicose.

Crua ou cozida?

A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras, mas a versão crua é a que tem mais nutrientes — algumas vitaminas e minerais, como a vitamina C, se perdem durante o cozimento.

“O cozimento em altas temperaturas e por períodos prolongados pode diminuir a quantidade de antioxidantes, fibras e vitamina C. Por isso, o cozimento rápido é o mais indicado”, recomenda o professor Leandro Rodrigues da Cunha, do curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília, também em entrevista anterior ao Metrópoles.

Mão cortando uma beterraba em rodelas
Beterraba contribui para a abertura dos vasos sanguíneos

Uma boa opção é optar pelo suco de beterraba, que é usado frequentemente por atletas: a bebida concentra maior quantidade do tubérculo, aumentando a quantidade de nitrato e melhorando a capacidade esportiva.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Felipe Simas elogia esposa por priorizar a família: “Tenho muito orgulho dela”

Durante participação no “Encontro” nesta quarta-feira (16/7) o ator Felipe Simas comentou sobre a escolha de sua esposa, a jornalista Mariana Uhlmann, de deixar...

Após dar à luz, mãe é diagnosticada com doença que “incendeia” a pele

Um momento que deveria ser de felicidade acabou se tornando o início de um pesadelo na vida da britânica Rachel Bradford, de 30 anos....

Cérebro afiado? Estudo aponta que dieta rica em cobre pode ajudar

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Médica de Hebei, na China, indica que o cobre presente nos alimentos pode ter um papel importante...