IA é criada para combater a invisibilidade de pessoas negras; conheça

A plataforma Blackfied é lançada nesta sexta-feira (21) para, a partir do uso da tecnologia, combater a falta de representatividade negra em campanhas publicitárias brasileiras. O lançamento marca o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

A ferramenta utiliza IA para analisar imagens e textos, filmes, roteiros e plano de mídia, visando auxiliar marcas a criarem campanhas que deem a visibilidade correta para pessoas negras conforme a região do país onde a campanha será veiculada.

Ao cruzar os dados de cada peça e do plano de mídia com os dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras ferramentas, determina-se o percentual ideal de representatividade negra, considerando a região de veiculação. A Blackfied gera relatórios personalizados para as marcas, apontando os problemas de contexto, o índice de visibilidade e as sugestões para adequar a porcentagem das pessoas negras em suas campanhas.

“A falta de visibilidade de pessoas negras na área de audiovisual, em especial na publicidade brasileira, é um problema histórico que precisa ser combatido. Com a Blackfied, oferecemos às marcas uma ferramenta poderosa para que elas possam criar campanhas mais fiéis à realidade do país, que reflitam toda a potência da diversidade do Brasil”, afirma Maurício Pestana, CEO da Raça Comunicações, ecossistema de comunicação com soluções para combater a invisibilidade de pessoas negras.

A ferramenta foi idealizada pela Raça Comunicações em parceria com a LePub São Paulo. Para divulgá-la, foi criada uma estratégia digital que inclui filme, conteúdo e influência, além de anúncios e mídia out-of-home geolocalizada em frente às principais agências de publicidade e grandes empresas do Brasil.

A ferramenta terá atulizações frequentes e está na fase alpha, sendo testada por pessoas negras, visando o aperfeiçoamento do algoritmo, e terá o acesso liberado para as marcas em abril.

Veja também: “Devemos exigir ações afirmativas de raça e gênero em todos os setores”

*Publicado por Pedro Jordão, editor da CNN em São Paulo

Este conteúdo foi originalmente publicado em IA é criada para combater a invisibilidade de pessoas negras; conheça no site CNN Brasil.

Não superou? Arthur Aguiar reacende rixa com Jade Picon após 3 anos

Em breve, em janeiro de 2026, estreia a nova temporada do Big Brother Brasil, mas Arthur Aguiar parece ainda não ter superado a edição...

Quem ganhou o BBB 11?

O Big Brother Brasil 11 consagrou Maria Melilo como a campeã da edição — ela tinha 27 anos na época. Levando R$ 1,5 milhão...

Site vaza detalhes da chuteira que Messi pode usar na Copa do Mundo de 2026

Lionel Messi já sabe qual chuteira irá usar na disputa da próxima Copa do Mundo, em 2026, na América do Norte. Neste sábado (27),...