Natureza não segura mais o calor: verão é o sexto mais quente desde 1961

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na última quarta-feira (20) que o verão de 2024/2025 foi o sexto mais quente no Brasil desde 1961. Com temperatura de 0,34° C acima da média histórica do período de 1991 a 2020.

As informações foram compartilhadas pelo Climatempo.

As temperaturas ficaram acima da média em grande parte do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, devido a ocorrência de três ondas de calor no estado. Dados apresentados mostram que as temperaturas têm ficado acima da média a partir da década de 1990, conforme tabela abaixo: 


Tabela mostra a temperatura média observada a partir da década de 1990 • Divulgação/Instituto Nacional de Meteorologia

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que a última década do Brasil foi mais quente que a anterior, e enfatiza o aumento da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera e o aquecimento global.

De acordo com a meteorologista, Maria Clara Sassaki, porta-voz da Tempo OK, existem vários fatores que contribuem para o aumento da temperatura no planeta. Um dos principais motivos seria o aquecimento das águas dos oceanos, que ocasiona no aumento da temperatura do ar.


Mapa mostra a temperatura do oceano desta quarta-feira (26) • Reprodução/Tempo OK

Segundo o Inmet, o ano de 2024 estava sob influência do fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Natureza não segura mais o calor: verão é o sexto mais quente desde 1961 no site CNN Brasil.

Gripe aviária em humanos: saiba o que fazer ao contrair a doença

A gripe aviária, também chamada de influenza aviária, é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo humanos. A contaminação nesse caso, acontece através do...

Argentina estende redução de tributo na exportação de trigo

A Argentina estenderá uma redução de impostos sobre as exportações do trigo, ao mesmo tempo em que descartará a possibilidade de alívio tributário adicional...

Xamã anuncia música com Sophie Charlotte em novo álbum; veja colaborações

O cantor Xamã, 35, se prepara para lançar o novo álbum de estúdio. O disco, intitulado “Fragmentado”, chega em 29 de maio, cinco anos...