Síndrome da carteira: entenda o risco de sentar com o objeto no bolso

O nome é bastante curioso, mas se trata de uma condição comum, que pode levar a problemas sérios de saúde. A síndrome da carteira é a consequência de sentar frequentemente com o objeto no bolso traseiro. Justamente por ter relação com esse hábito, ela acomete mais o sexo masculino.

De acordo com o especialista em coluna Mateus Bergamo Lomaz, do Grupo Spine, a síndrome da carteira resulta de uma compressão recorrente do nervo ciático na região do glúteo.

“É comum em homens devido ao uso da carteira no bolso de trás da calça. Isso leva ao que chamamos de neurite, uma inflamação crônica do nervo com sintomas de dor, dormências e queimação na região do glúteo que descem pela perna”, explica.

Mateus lembra que o ciático é o maior nervo do corpo humano, com um trajeto que vai da coluna até o pé. Ele é normalmente afetado por doenças como hérnias de disco, estenose da coluna e síndrome do piriforme que, inclusive, apresenta sintomas muito semelhantes à síndrome da carteira.

Foto de homem com dor no glúteo - Metrópoles
Sentar com a carteira no bolso pode causar dores na região do glúteo

Como evitar o problema

Conforme destaca o médico, o tratamento mais essencial é a mudança do hábito de sentar com a carteira no bolso de trás. “​A dica mais importante é retirar a carteira do bolso ao sentar, evitando a compressão no nervo como também uma posição irregular da bacia e da coluna lombar. Além disso, ajuste a postura e evite permanecer sentado na mesma posição por longos períodos”, recomenda.

Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Sabrina Carpenter protagoniza novo musical live-action de “Alice”, diz site

A cantora Sabrina Carpenter, 26, vai estrelar o novo longa da Universal, que aproveita o domínio público adquirido por “Alice no País das Maravilhas”...

Líderes do CV são transferidos para mesmo presídio de Fernandinho Beira-Mar

Os sete chefes do tráfico de drogas do Comando Vermelho transferidos do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (12) foram para a mesma...

UERJ 2026: inscrições via Enem terminam esta semana

O período de inscrições para o processo seletivo da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), via nota do Enem (Exame Nacional do...