Governo Lula envia projeto de reajuste salarial dos servidores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso, nesta quarta-feira (2/4), um projeto de lei (PL) que prevê a criação de carreiras e que estabelece o reajuste salarial dos servidores públicos efetivos e comissionados. A proposta foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Uma medida provisória (MP) nessa linha tinha sido editada em dezembro, mas o texto perderá validade neste mês. Isso ocorre porque a proposta não andou no Congresso Nacional e não conseguiu virar lei.

Na semana passada, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o governo federal deveria enviar um projeto de lei para garantir o reajuste dos servidores.

A efetivação do aumento salarial ficou paralisada devido à demora na aprovação do Orçamento de 2025, aprovado no fim de março e submetido à sanção presidencial.

Como adiantou o Metrópoles, o salário dos servidores referente a abril e o reajuste salarial retroativo serão pagos em 2 de maio.

PL sobre os servidores

Além do reajuste, o projeto de lei pretende criar a carreira de desenvolvimento socioeconômico, desenvolvimento das políticas de justiça e defesa, e fiscalização da comissão de valores mobiliários. As duas primeiras estarão na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU).

Outros pontos propostos pelo governo Lula:

  • reajuste na remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo;
  • reestruturação de cargos efetivos, de planos de cargos e carreiras;
  • padronização e unificação de regras de incorporação de gratificações de desempenho;
  • alteração das regras do Sistema de Desenvolvimento na Carreira;
  • transformação de cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, em cargos em comissão e em funções de confiança; e
  • mudança na regra de designação dos membros dos conselhos deliberativos e fiscais das entidades fechadas de previdência complementar.



Fonte: Metrópoles

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da...

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, neste domingo (17), um alerta de vendaval que pode atingir cerca de sete estados do Brasil. Um...

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho

O tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, pode gerar um volume de 30 mil...