Governo confirma pagamento do reajuste de servidores em maio

Com a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 nesta quinta-feira (10), o governo federal confirmou os reajustes salariais acordados com os servidores federais.

O aumento de 9% será pago na folha de abril, com depósito previsto para 2 de maio. Também serão pagos valores retroativos aos últimos meses.

O que gerou esse atraso foi a demora para aprovar o Orçamento, que, geralmente, é chancelado em dezembro pelo Congresso Nacional.

Esse percentual de 9% era previsto numa medida provisória (MP), que, agora, será convertida em Projeto de Lei, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“O governo, em acordo com o Congresso Nacional, enviou um Projeto de Lei para substituir a MP 1286, mas essa permanece vigente até 2 de junho”, diz o MGI

O reajuste contempla servidores ativos, aposentados e pensionistas dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

As negociações foram conduzidas ao longo do ano passado pelo MGI e incluíram, além do aumento salarial, debates sobre progressões de carreira, com destaque para o setor de educação.

A MP foi editada em 31 de dezembro de 2024, formalizando os acordos, mas dependia da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para que os pagamentos fossem operacionalizados.

Como o Orçamento só foi aprovado pelo Congresso em março deste ano, o governo optou por prorrogar a vigência da MP.

Com o envio do PL ao Congresso, a expectativa é de que o texto seja aprovado dentro do prazo de vigência da MP, assegurando a legalidade dos pagamentos.

Veja o calendário de antecipação do 13° salário para aposentados

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo confirma pagamento do reajuste de servidores em maio no site CNN Brasil.

Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

Uma pesquisa recente divulgada pelo grupo interdisciplinar Braingeneers, da UC Santa Cruz e da UC San Francisco nos Estados Unidos, desafia o paradigma tradicional...

Sem Calleri, São Paulo perde referências e acende alerta sobre elenco

O São Paulo perdeu praticamente todas as referências do elenco por problemas físicos. O último foi o atacante Jonathan Calleri, que rompeu ligamento do...

Guerra comercial ameaça sobrevivência de comerciantes asiáticos nos EUA

Em Flushing, Queens, produtos frescos, molhos de soja e snacks com sabor de algas marinhas alinham-se nas prateleiras do Supermercado Chang Jiang. O Chang Jiang...