Ataque com míssil russo deixa um morto e 82 feridos na Ucrânia

Um ataque com mísseis russos à cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, matou uma pessoa e feriu outras 82, incluindo seis crianças, na manhã desta sexta-feira (18), informaram autoridades.

Os ataques destruíram prédios de apartamentos, uma instituição de ensino e uma empresa, segundo os serviços de emergência.

“Foi assim que a Rússia começou esta Sexta-feira Santa – com mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro, Shaheds – mutilando nosso povo e nossas cidades”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no X.

“Tudo voou em todos os cômodos, as janelas se estilhaçaram”, comentou Inna Khrystych, uma das moradoras. “Meu marido morreu.”

Andriy Ponomarenko disse que ele e sua esposa foram acordados pelo ataque e correram para encontrar sua filha de quatro anos em meio à fumaça e aos cacos de vidro.

“Primeiro pensamos que o sangue era meu, mas descobrimos que ela tinha um corte no olho”, falou ele.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia afirmou que a Rússia lançou quatro mísseis contra Kharkiv, três deles balísticos e com ogivas de fragmentação.

“A Rússia é uma máquina terrorista. Ela só vai parar se a confrontarmos com força total”, acrescentou Andriy Sybiha, um dia após se reunir com enviados dos EUA, França, Alemanha e Reino Unido em Paris.

Ihor Terekhov, prefeito da segunda maior cidade da Ucrânia, afirmou que o ataque destruiu 15 prédios de apartamentos, com base em informações preliminares.

A Rússia e a Ucrânia concordaram com uma moratória mediada pelos EUA sobre ataques à infraestrutura energética no mês passado, mas ambos os lados se acusam mutuamente de violá-la.

Zelensky disse em uma coletiva de imprensa em Kiev na quinta-feira (19) que, no total, a Rússia estava lançando o mesmo número de mísseis e drones contra a Ucrânia que antes do acordo.

Ele afirmou que a Rússia reduziu o número de ataques contra instalações energéticas ucranianas, mas, em vez disso, estava atacando a infraestrutura civil.

Um ataque de drone na manhã desta sexta-feira em Sumy (18), outra cidade do nordeste, também matou uma pessoa e feriu outra em uma fábrica de bolos de Páscoa, disseram autoridades.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ataque com míssil russo deixa um morto e 82 feridos na Ucrânia no site CNN Brasil.

Grizzlies ofuscam brilho de Davis, vencem Mavs e vão aos playoffs da NBA

Está definido o último classificado aos playoffs da NBA. O Memphis Grizzlies confirmou o favoritismo, ofuscou grande apresentação de Anthony Davis e despachou o...

Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante Páscoa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19) um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia. Segundo o governo russo,...

PM de folga reage a assalto e mata dois suspeitos no Rio de Janeiro

Dois suspeitos foram mortos por um policial militar de folga durante uma tentativa de assalto na Rua Ventura, no bairro de Xerém, em Duque...