Planalto confirma ida de Lula e Janja ao funeral do Papa Francisco em Roma

O Palácio do Planalto confirmou na noite desta segunda-feira (21/4) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja irão marcar presença no funeral do Papa Francisco, em Roma. O líder da Igreja Católica teve sua morte confirmada nesta manhã.

Na próxima terça-feira (22/4), uma comitiva completa deverá ser anunciada, de acordo com os detalhes revelados pelo governo. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a data oficial da viagem dependerá dos detalhes do protocolo confirmados pelo Vaticano.

Veja as fotos

Secom Presidência
Lula e Papa FranciscoSecom Presidência
Secom Presidência
Lula e Papa FranciscoSecom Presidência
Secom Presidência
Lula e Papa FranciscoSecom Presidência
Secom Presidência
Lula e Papa FranciscoSecom Presidência
Foto: Ricardo Stuckert
Lula e Janja posam em foto com cachorrosFoto: Ricardo Stuckert
Reprodução: EBC
Luiz Inácio Lula da SilvaReprodução: EBC

Lula esteve com o Papa Francisco em pelo menos três ocasiões, sendo a primeira delas em fevereiro de 2020, poucos meses após o político deixar a prisão. Logo depois, eles voltaram a se reencontrar em junho de 2023, quando o presidente brasileiro fez uma viagem ao Vaticano.

A oportunidade de encontro mais recente aconteceu em junho de 2024, em Borgo Egnazia, na região da Puglia, sul da Itália, durante a Cúpula do G7. O pontífice foi eleito para o cargo em 2013 e permaneceu à frente da Igreja Católica por quase 12 anos, após substituir Bento XVI.

Lula decreta luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do Papa Francisco

O presidente emitiu um comunicado nas redes sociais para decretar luto oficial de sete dias no país pela morte do Papa. As bandeiras em frente ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal foram hasteadas a meio-mastro por volta das 10h.

“É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz o comunicado do Diário Oficial da União.

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou, em seu dia a dia, o amor, a tolerância e a solidariedade, que são a base dos ensinamentos cristãos”, pontuou Luiz Inácio Lula da Silva em uma nota.



Fonte: Portal LEODIAS

Globo demite fotógrafo acusado de encomendar homicídio de mulher

O fotógrafo Diogo da Silva Marques, conhecido como Diogo Marley, foi demitido da Globo após sua prisão na noite da última sexta-feira (22/8). As...

Conheça os primeiros classificados para as quartas da Série D

O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Red Bull Bragantino se reabilita e goleia Fluminense por 4 x 2

Abrindo a série de jogos da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, Red Bull Bragantino e Fluminense se enfrentaram neste sábado, no estádio Cícero de...