Zelensky admite que a Ucrânia não tem poder militar para retomar a Crimeia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu que a Ucrânia não possui o poderio militar necessário para retomar a Crimeia pela força, mas pediu à comunidade internacional a manter a pressão sobre a Rússia, que ocupa ilegalmente a península desde 2014.

“Concordo com o presidente (Donald) Trump que a Ucrânia não possui armas suficientes para retomar o controle da península da Crimeia pela força das armas”, disse Zelensky em uma reunião nesta sexta-feira (25).

“Mas o mundo tem oportunidades de sanções, outras pressões econômicas, pressões diplomáticas para falar sobre isso, para discutir questões territoriais”, continuou o ucraniano, “mas somente após um cessar-fogo completo e incondicional. Esta é a nossa visão.”

Na semana passada, a Casa Branca revelou uma estrutura de tratado que dependia do reconhecimento, pelos EUA, do controle russo sobre a Crimeia e sobre outros territórios ucranianos ocupados desde o início da invasão em 2022, de acordo com uma autoridade familiarizada com a estrutura.

Trump disse à revista Time nesta sexta-feira que “a Crimeia permanecerá com a Rússia. E Zelensky entende isso, e todos entendem que está com eles há muito tempo.”

O presidente ucraniano reiterou que a Constituição da Ucrânia o impede de legitimar a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia em 2014.

“Nossa posição não pode contradizer a Constituição da Ucrânia”, disse Zelensky. “Este [território] não é minha propriedade. É propriedade do povo ucraniano.”

Zelensky também disse nesta sexta-feira que viajará ao Vaticano para o funeral do papa se conseguir chegar a tempo após inúmeras reuniões relacionadas à guerra.

Independentemente disso, a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, e o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, representarão a Ucrânia lá.

“Se eu não tiver tempo (para ir ao Vaticano), a Ucrânia estará representada em um nível decente. O ministro das Relações Exteriores e a primeira-dama estarão lá”, afirmou Zelensky na reunião.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky admite que a Ucrânia não tem poder militar para retomar a Crimeia no site CNN Brasil.

“O Avesso da Pele”: peça de teatro baseada no livro chega a SP de graça

A peça teatral “O Avesso da Pele”, adaptação do livro de Jeferson Tenório feita pelo Coletivo Ocutá, ficará em cartaz no Itaú Cultural, em...

Primeira ação de relator da PEC da Segurança será chamar Lewandowski

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Mendonça Filho (União-PE), pretende...

Dorival Júnior aparece no BID e pode estrear pelo Corinthians

Dorival Júnior, anunciado como novo técnico do Corinthians nesta segunda-feira (28), foi registrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Com...