Trump pede que Rússia e Ucrânia se reúnam para finalizar acordo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirma que a Rússia e a Ucrânia estão “muito perto de um acordo” que encerraria a guerra e pede que os dois lados se reúnam “em níveis muito altos”.

“Um bom dia para conversas e reuniões com a Rússia e a Ucrânia. Eles estão muito perto de um acordo, e os dois lados devem se reunir agora, em níveis muito altos, para ‘encerrar o conflito’”, escreveu Trump no Truth Social após desembarcar em Roma nesta sexta-feira (25), antes do funeral do papa.

“A maioria dos pontos principais foi acordada. Parem o derramamento de sangue, AGORA. Estaremos onde for necessário para ajudar a facilitar o FIM desta guerra cruel e sem sentido”, acrescentou o presidente.

A publicação de Trump foi feita após um de seus principais enviados se encontrar hoje com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou, e antes de Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, comparecerem ao funeral neste sábado (26).

Havia duas versões divergentes de um acordo de paz no centro das negociações recentes, enquanto o enviado de Trump, Steve Witkoff, se preparava para se encontrar com Putin: uma apoiada pela Ucrânia e seus aliados europeus, e outra apoiada pelo governo Trump.

Uma autoridade europeia familiarizada com os diferentes rascunhos afirmou que a proposta ucraniana e europeia previa um cessar-fogo seguido de discussões sobre território, com Kiev recebendo garantias de defesa de seus aliados nos moldes das encontradas no Artigo 5 da Otan.

A versão de Witkoff propunha o reconhecimento da Crimeia como russa pelos Estados Unidos, “garantias de segurança robustas” para a Ucrânia, a não adesão de Kiev à Otan e o levantamento das sanções contra a Rússia, disse a autoridade.

O apelo de Trump por negociações de alto nível também ocorre após Witkoff e Putin discutirem a ideia de retomar as negociações diretas entre Kiev e Moscou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump pede que Rússia e Ucrânia se reúnam para finalizar acordo no site CNN Brasil.

Fluminense acerta renovação de contrato com Fábio; saiba detalhes

O Fluminense acertou, nesta quinta-feira (1º), a renovação de contrato com o goleiro Fábio. O arqueiro de 45 anos tinha vínculo até o fim...

Bancos reforçam aposta para queda dos juros em março, diz pesquisa

As apostas para o início do ciclo de queda dos juros pelo BC (Banco Central) em março ganharam mais força entre as instituições bancárias...

Gwyneth Paltrow revê polêmicas do Oscar em que venceu Fernanda Montenegro

A atriz Gwyneth Paltrow abordou a controversa campanha de “Shakespeare Apaixonado” para o Oscar de 1999, ano em que derrotou a brasileira Fernanda Montenegro...