Chuva de domingo agravou cheia do Rio Acre, que sobe 2 centímetros por hora; Risco de repiquete é real dentro da cidade

O nível do Rio Acre na capital alcançou 16,53 metros na tarde deste domingo. A chuva intensa sobre Rio Branco agravou a cheia do manancial, quando as autoridades já anunciavam vazante. “Infelizmente, registramos neste instante uma elevação de 2 centímetros por hora. E a notícia para as próximas horas não é boa, pois está descendo muita água das cabeceiras”, declarou há pouco o coronel Falcão, chefe da Defesa Civil Municipal.

Quando conversou com a reportagem, às 15:55h, o militar disse haver 35 bairros atingidos com 8 mil famílias atingidas. Isso dá 33 ml pessoas afetadas diretamente pela cheia.

Os abrigos da prefeitura atendem 483 famílias desabrigadas. Outras 1.748 desalojados preferiram buscar socorro na casa de parentes.

Os números são crescentes e precisam ser atualizados ainda neste domingo.

Enxurradas

As enxurradas, provocadas pela elevação dos igarapés, foi amenizada. Áreas urbanas afetadas pelo transbordamento voltavam ao normal, com um esforço muito grande de comerciantes e moradores para limpar imóveis e descartar tudo que não serve mais. Porém, um alerta foi lançado também na tarde deste domingo:

“A água que atingiu essas áreas ainda está dentro dos igarapés. Não se pode descartar um repiquete (o que causaria novos alagamentos), já que a previsão de chuvas ainda é desanimadora”, informou o militar.

 

Homem morre soterrado após deslizamento em decorrência das chuvas em MG

Um homem, que não teve a identidade divulgada, morreu na madrugada desta terça-feira (10) após a casa onde morava ser soterrada por um deslizamento...

Quem é Duda Wilken, apontada como namorada de Rayssa Leal

O nome da skaytista Rayssa Leal, 18, pipocou nas redes sociais nos últimos dias. Tudo começou quando internautas começaram a especular um possível romance...

Real Time Big Data: no Amapá, 45% rejeitam Flávio; 44%, Lula

No Amapá, 45% dos eleitores dizem que não votariam no senador Flávio Bolsonaro (PL) para presidente, enquanto 44% rejeitam o nome do presidente Luiz Inácio...