O nível do Rio Acre em Rio Branco subiu 15 centímetros em 24 horas. A constatação é possível comparando-se as medições realizadas às 9h de ontem e desta sexta, (31). A aferição do volume de água na capital é informada em tempo real no Instagram da Defesa Civil Municipal.
A mesma rede social comunica previsões nada animadores de chuva em todo o território acreano nesta sexta. O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, continua avançando sobre as margens das rodovias, vegetações isoladas e propriedades rurais.
O nível do rio deve se manter nesta cota, segundo estima o coordenador e coronel Cláudio Falcão. Porém, não tem como afirmar se haverá vazante nas próximas horas.
A Comunicação Social do Governo do Acre deve atualizar os números da cheia nas próximas horas. Segue abaixo o levantamento datado deste dia 30 (quinta):
Boletim do Acolhimento
De acordo com o Boletim do Acolhimento, cinco municípios foram atingidos por cheias, sendo eles: Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia e Xapuri. Há um total de 1.140 famílias desabrigadas, totalizando 3.983 pessoas.
Rio Branco
Famílias desabrigadas: 839
Pessoas desabrigadas: 2.774
Assis Brasil
Famílias desabrigadas: 97
Pessoas desabrigadas: 493
Brasileia
Famílias desabrigadas: 120
Pessoas desabrigadas: 427
Epitaciolândia
Famílias desabrigadas: 64
Pessoas desabrigadas: 215
Xapuri
Famílias desabrigadas: 20
Pessoas desabrigadas: 74
Obs: Os números podem sofrer alterações de acordo com o horário de divulgação deste boletim.
Confira o relatório direto no site do Corpo de Bombeiros.
Cinco municípios do Acre decretaram situação de emergência devido a cheia: Rio Branco, Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri.
Plano de Contingência e campanha #JuntosPeloAcre
Em reunião, ainda na madrugada da última sexta-feira, 24, o governador Gladson Cameli esteve com representantes do governo estadual e da Prefeitura de Rio Branco, quando estabeleceram ações estratégicas conjuntas em apoio à população afetada pela forte enxurrada que atingiu a capital acreana e municípios vizinhos. (Ciosp).
O governo lançou a campanha #JuntosPeloAcre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).