Marinha homenageia combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial no Rio

A Marinha do Brasil realiza, nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro (RJ), uma cerimônia em homenagem às tropas brasileiras que combateram na Segunda Guerra Mundial, conhecidos como “Heróis do Mar“.

A data celebra os 80 anos do Dia da Vitória, quando a Alemanha nazista foi derrotada pelas forças aliadas.

O evento, que acontece no Espaço Cultural da Marinha, na zona central da capital carioca, vai relembrar o momento histórico, quando combatentes foram mortos no mar em ataques vindos de submarinos alemães e italianos.

Autoridades militares e civis marcam presença, como o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen.

Na cerimônia, também será lançada a nova edição do livro “A bordo do Contratorpedeiro Barbacena”. A obra, de autoria do vice-almirante João Carlos Gonçalves Caminha, tem como protagonista o comandante de um navio contratorpedeiro, que juntamente de sua tripulação, enfrenta inúmeros desafios no contexto da guerra.

A Batalha do Atlântico, que durou de 1939 a 1945, foi a mais longa campanha militar contínua do conflito.

Durante a guerra, mais de 3 mil embarcações nacionais e estrangeiras foram escoltadas pelos navios da Marinha Brasileira, com destaque para a proteção de 575 comboios.

Cerca de mil e quatrocentos brasileiros morreram no mar durante a guerra, entre mortos em combates com submarinos e navios e vítimas de acidentes.

O Brasil foi o único país da América do Sul que enviou soldados para o campo de batalha na Segunda Guerra.

Entre 1944 e 1945, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) enviou cerca de 25 mil soldados para a Itália, onde lutaram contra o nazifascismo ao lado dos Estados Unidos.  Quase 500 militares da FEB perderam a vida em combate.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Marinha homenageia combatentes brasileiros da Segunda Guerra Mundial no Rio no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Os principais desafios de Marcelo Paz à frente do Corinthians

O Corinthians oficializou, no último sábado (27), a contratação de Marcelo Paz, ex-CEO do Fortaleza. O contrato foi assinado até o final de 2026. O...

Padrasto de Virginia detona internauta após suposição envolvendo Vini Jr.

O sanfoneiro Danilo Nascimento, 39, namorado de Margareth Serrão, 60, mãe de Virginia, 26, usou as redes sociais, no último domingo (28), para rebater...

Zenit resiste em negociar Nino, alvo do Palmeiras na janela

O Zenit, da Rússia, esfriou interesse do Palmeiras em contratar o zagueiro Nino. De acordo com apuração da Itatiaia, a sinalização dos russos foi...