Socorro Neri defende construção coletiva do Plano Nacional de Educação: “O Brasil precisa de um plano à altura dos seus desafios”

*Socorro Neri defende construção coletiva do Plano Nacional de Educação: “O Brasil precisa de um plano à altura dos seus desafios”*

A deputada federal acreana Socorro Neri, segunda vice-presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE), reafirmou seu compromisso com a construção de um plano educacional robusto e democrático durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (6) no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e da presidente da comissão, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), Neri enfatizou a importância de um debate plural e técnico na elaboração do novo PNE, que estabelecerá metas educacionais para o período de 2024 a 2034.

“Nosso compromisso é com um plano que reflita as reais necessidades da educação brasileira, construído com base no diálogo e na responsabilidade social”, afirmou a parlamentar.

O novo PNE, proposto pelo Poder Executivo, prevê 18 metas abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior, incluindo alfabetização, educação integral, diversidade, inclusão e valorização dos profissionais da educação. A proposta foi elaborada com contribuições da sociedade civil, estados, municípios e conselhos de educação, além das sugestões da Conferência Nacional de Educação realizada em janeiro.

Paralelamente, a Câmara também avança na discussão do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). O SNE visa articular e harmonizar as políticas educacionais entre União, estados e municípios, promovendo uma governança colaborativa e eficiente no setor. O deputado Rafael Brito (MDB-AL) foi designado relator da proposta, que já foi aprovada pelo Senado.

Durante a coletiva, o presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou a necessidade de imparcialidade no relatório do novo PNE e alertou contra a politização do tema. “Não há como pensar em um país mais justo socialmente e igualitário se não investirmos em educação”, afirmou Motta. “Só fiz um apelo: que não permitamos a polarização política dentro dessa comissão especial. Não existe educação de direita nem de esquerda”, completou.

Filhos de Henrique & Juliano “invadem” o palco e soltam a voz em show em SP

Neste sábado (5/7), Henrique & Juliano fizeram história ao lotar, mais uma vez, o Allianz Parque, em São Paulo. E, como se o show...

Brad Pitt lembra quando esvaziou set após flatulência “diabólica”

Brad Pitt lembrou de um episódio hilário, envolvendo flatulência, que passou durante as filmagens de um filme, no início da sua carreira. Ele conta,...

Como foi o primeiro semestre do Botafogo, que enfrenta o Vasco no DF

Após boa campanha na Copa do Mundo de Clubes, o Botafogo volta os esforços para o Campeonato Brasileiro. O primeiro confronto será o clássico...