Kim Jong Un diz que participação na guerra Rússia x Ucrânia é justificada

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, afirmou que o envolvimento da Coreia do Norte na guerra entre Rússia e Ucrânia era justificado, chamando-o de exercício de direitos soberanos em defesa de uma “nação irmã”, informou a mídia estatal KCNA nesta sexta-feira (9).

Kim também afirmou que Pyongyang não hesitaria em autorizar o uso da força militar se os Estados Unidos persistissem em provocações militares contra a Rússia.

A declaração é mais uma amostra do estreitamento de laços entre as nações. Na semana passada, também foi iniciada a construção de uma ponte entre Rússia e Coreia do Norte.

No dia 28 de abril, aComissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores do Norte afirmou que o líder Kim Jong Un tomou a decisão de enviar tropas sob o tratado de parceria estratégica abrangente que assinou com Putin no ano passado.

“Sob a ordem do chefe de Estado, as subunidades das Forças Armadas da República consideraram o território da Rússia como o de seu país e comprovaram a firme aliança entre os dois países”, afirmou a Comissão, citando a KCNA.

“Aqueles que lutaram pela justiça são todos heróis e representantes da honra da pátria”, afirmou Kim, citando a KCNA.

A Coreia do Norte “considera uma honra ter uma aliança com um Estado tão poderoso como a Federação Russa”, acrescentou a mídia estatal.

A Coreia do Norte enviou um total estimado de 14 mil soldados, incluindo 3 mil reforços para repor suas perdas, disseram autoridades ucranianas. Sem veículos blindados e experiência em guerra com drones, eles sofreram pesadas baixas, mas se adaptaram rapidamente.

A Rússia confirmou no sábado (26), pela primeira vez, que soldados norte-coreanos lutaram ao lado de russos em Kursk.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Kim Jong Un diz que participação na guerra Rússia x Ucrânia é justificada no site CNN Brasil.

Anitta responde rumores de treta com Bad Bunny

A cantora Anitta, 32, respondeu aos rumores de que ela teria uma briga de anos com o cantor porto-riquenho Bad Bunny, 31. Em conversa com...

Chefe da Otan vê aliança “mais europeia” com avanço de gastos militares

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai se tornar mais liderada pela Europa conforme os países do continente expandirem seus gastos militares,...

Veja todos os pratos nacionais provados por Sarah Jessica Parker no Rio

A atriz Sarah Jessica Parker, 60, foi vista na última quinta (12), aproveitando um pouquinho da culinária brasileira em um restaurante na Lapa, região...