Inelegibilidade de Bolsonaro deve ser votada até o início de maio

O caso que pode levar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a ficar inelegível por 8 anos deve ser votado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em até um mês. A ação ocorre após uma provocação do PDT que solicitou a investigação de um ataque que Bolsonaro fez ao processo eleitoral e as urnas eletrônicas durante uma reunião com embaixadores, no dia 18 de julho de 2022.

Segundo a jornalista Mariana Muniz, do O Globo, a expectativa da corte eleitoral é que o julgamento comece entre o final de abril e o início de maio. Ao todo, 16 investigações correm contra o ex-presidente na justiça eleitoral, mas essa é a que está em fase mais avançada.

Nesta quarta-feira (12/4) o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou favorável à inelegibilidade de Bolsonaro. O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, concorda com a procedência da ação, em movimento que também já era esperado, pois logo após a reunião com os embaixadores o mesmo havia protocolado um pedido de multa para o ex-presidente por propaganda eleitoral antecipada.

Gonet destacou na época que, embora os embaixadores não votassem nas eleições, o encontro foi transmitido pela TV e Internet por meio de canais oficiais do governo. Já a própria ação do PDT denuncia o ex-presidente por utilizar a estrutura do governo para atacar o sistema eleitoral do Brasil.

A prática pode ser considerada abuso de poder político no âmbito da lei eleitoral, ou seja, quando ocorre situações em que o acusado se vale de sua posição e se utiliza de bens públicos para agir de modo a influenciar o eleitor. A manifestação do MPE foi a última fase da ação da investigação judicial eleitoral.

Do Correio Braziliense

Richard Gere e Michelle Rodriguez devem estrelar thriller de sobrevivência

Os atores Richard Gere, 75, e Michelle Rodriguez, 46, foram confirmados como protagonistas do filme “Left Seat” (ainda sem título no Brasil), novo thriller de...

Índices acionários chineses têm leve baixa antes de negociações comerciais

Os índices acionários da China tiveram leve baixa nesta sexta-feira (9), reduzindo os ganhos da semana, à medida que os investidores aguardavam as próximas...

Blake Lively irá testemunhar em julgamento contra Baldoni, diz advogado

No mais recente desdobramento da batalha judicial entre Blake Lively e Justin Baldoni, o advogado de atriz, Mike Gottlieb, confirmou que a atriz pretende...