“Apertou, faz caquinha”: Zema publica imagem de Lula como bebê reborn

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou nesta quinta-feira (15) uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um bebê reborn.

Na publicação feita nas redes sociais, Zema colocou a seguinte descrição: “Vendo bebê reborn governo Lula. Custa caro, apertou, faz caquinha, mas finge ser fofo”.

Já na legenda, o governador questionou se alguém gostaria de “adotar” o “reborn”, ironizando o presidente, além de mencionar também que Lula “vive no passado e pesa no bolso”.

A CNN procurou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre as declarações de Zema e aguarda retorno.

Veja a publicação

Críticas ao PT

Em meio ao escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Zema foi às redes sociais e questionou por que não houve mais ministros demitidos após a revelação de descontos indevidos e apontou que o PT seria “cúmplice” do esquema.

“Mais de R$ 6 bilhões foram desviados do INSS e só um ministro caiu? Mais uma vez, a corrupção mostra sua cara no governo do PT. Queremos CPI, investigação sem blindagem, e cadeia para quem roubou. Roubar aposentado é covardia. Proteger ‘companheiro’ corrupto é cumplicidade”, disse o governador numa publicação no X.

O PT chegou a acionar a Justiça para que Zema excluísse a publicação. No entanto, o pedido foi negado na semana passada.

Segundo a juíza Vanessa Trevisan, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a forma como o governador de manifestou faz parte da cena política, e o PT não poderia ter pedido atendido sem que antes Zema apresente defesa.

“Essa forma de manifestação do pensamento, com associações e atribuições de responsabilidades a um governante, ex-governante ou partido político faz parte da cena política e, portanto, a atribuição, por associação, não é fato isolado ou desconhecido no meio político, tampouco forma exclusivamente utilizada pelo réu em suas postagens, em detrimento do autor”, escreveu a juíza em sua sentença.

A magistrada determinou também que Zema se manifeste nos autos em até 15 dias para que depois haja definição definitiva sobre exclusão da postagem ou não.

O que é bebê reborn?

Nos últimos meses, os bebês reborn voltaram a chamar atenção nas redes sociais — e plataformas de busca.

Segundo dados coletados pela CNN na plataforma Google Trends, o interesse pelas bonecas hiper-realistas atingiu picos no último ano.

Os bebês reborn se popularizaram no Brasil no início dos anos 2000 e, com o passar dos anos e do aumento da tecnologia, foram se assemelhando cada vez mais a bebês de verdade.

Em 2024, as buscas pelo assunto começaram a crescer em setembro, atingindo o primeiro pico dos últimos 12 meses em outubro. O grau máximo de buscas voltou a acontecer em dezembro e, recentemente, chegou perto em abril de 2025.

*Com informações de Gabriela Boechat, da CNN, em Brasília

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Apertou, faz caquinha”: Zema publica imagem de Lula como bebê reborn no site CNN Brasil.

Apresentadora de 43 anos morre em trágico acidente de helicóptero

A apresentadora Mynie Steffens (foto em destaque) morreu em um trágico acidente de helicóptero enquanto sobrevoava uma fazenda na África do Sul. A imprensa...

Físico de Islam Makhachev surpreende internet às vésperas do UFC 322

A poucos dias de estrear pelo categoria meio-média (até 77,1kg) do UFC, Islam Makhachev foi filmado por colega e o físico impressionou os fãs....

Flamengo divulga programação para final da Libertadores. Confira

O Flamengo já está de olho na decisão da Libertadores. A equipe carioca divulgou nesta quarta-feira (12/11) a programação para a final contra o...